segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Prefeito Chico Cunha traz Programa Mais-educação para Tuntum.

Em 2011 duas escolas da rede municipal farão parte do Programa Mais-educação. É uma experiência de educação integral onde os alunos inseridos no programa de acordo com os critérios pré-estabelecidos no próprio programa, passarão a participar de atividades complementares no contra turno. As escolas escolhidas pelo MEC foram a Gilza Léda na Vila Nova e Santa Clara no Campo Velho.
Para implementar o programa em Tuntum os professores Antonio dos Reis ( Secretário Municipal de Educação) e  a professora Francisca Carvalho (Coordenadora do Programa em Tuntum) participaram nos dias 14 e 15 de fevereiro de um seminário em São Luis. A Coordenadora do Programa Profª Francisca Carvalho terá a responsabilidade de coordenar juntamente com outros professores as escolas no planejamento das atividades complementares que serão desenvolvidas para a melhorar a qualidade do ensino em Tuntum.

Cordino vence Bacabal 3 a 2 na abertura do Maranhense



O Cordino estreou ontem(27), com um boa vitória na 1ª divisão do Campeonato Maranhense. O time de Barra do Corda ganhou do Bacabal, por 3 a 2, no Estádio Leandrão, lotado. A partida marcou a abertura do Estadual 2011.
Casagrande abriu o placar para o Cordiono aos 22 minutos do 1º tempo. O mesmo Casagrande ampliou o placar aos 37 minutos. Roberto Santos fez 3 a 1 para o Cordino, aos 25 minutos do 2º tempo. O BEC diminuiu aos 41 minutos com Rodrigo.
Os próximos jogos vão ocorrer agora só após o Carnaval. O Cordino volta a campo no dia 13 de março, às 16h, contra o Iape, também no Estádio Leandrão. Já o Bacabal vem a São Luís enfrentar o Sampaio, no dia 14 de março, às 20h30, no Estádio Nhozinho Santos.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Primeira Taça Guanabara do Mengão na hera Ronaldinho

Ronaldinho Gaúcho mostrou que o investimento do Flamengo na sua contratação não foi em vão. Numa partida complicada, o camisa 10 marcou de falta, aos 26 minutos do segundo tempo, o gol da vitória sobre o Boavista por 1 a 0, na tarde deste domingo, no Engenhão, que assegurou o 19º título da Taça Guanabara (sétima vez de forma invicta) ao Rubro-Negro.
Com a conquista da Taça Guanabara, o Flamengo já garantiu presença na decisão do Estadual. Caso fature também o segundo turno (Taça Rio), o Rubro-Negro será campeão direito, sem necessidade de uma finalíssima.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Blog voltado para o publico feminino


Tuntum acaba de ganhar mais um Blog, o “Papa de Mulher”, da radialista e secretária de cultura do município Marly Batista. O Blog é voltado a mulher, com noticias curiosidades, cultura e informações em geral. Marly é uma mulher muito bem informada e com uma capacidade muito grande de transmitir o que sabe.
Desejo a ela todo o sucesso esperado e muito mais. Parabéns pela nova empreitada e com certeza os internautas vão adora o “Papo de Mulher”.

Pagode de primeira



Quem vem animando os finais de semana em Tuntum e região é o grupo de pagode “Batuque Tuntum”, formado pelos amigos; Rivaldo Lobo, Afrânio, Elder, Paulino, Walison e Marconi. No  fim de semana passado eles estavam na Barra do Corda , fazendo a festa no Bar Entre Rios, muita gente esteve prestigiando o Batuque Tuntum. E uma coisa é certa o Batuque Tuntum vai esta fazendo a festa no carnaval tuntuense
.

Mutirão da Secretaria de Saúde atendeu centenas de pessoas no Sertão






 
Foi realizado ontem (25) o maior mutirão da Saúde em Tuntum no povoado São Miguel, pela Secretaria Municipal de Saúde na pessoa da secretária Anna Rafaelle com o apoio do prefeito Chico Cunha.  Centenas de pessoas foram atendidas por dentista, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos clínicos, oftalmologista e ginecologista.
Os moradores tiveram, acesso a médicos onde fizeram exame de Glaucoma e Catarata com os oftaomolugistas, como também receberam aplicação de flúor, com a Drª. Francelia, os moradores também assistiram uma palestra com o Dr. Daniel, muitos deles  tomaram vacinas, mediram a preção e muito mais. Teve também distribuição de anticoncepcionais, preservativos, colírios e medicamentos de acordo com a prescrição medica. O programa Leite é Vida também foi levado ate a população do São Miguel, com distribuição de leite  as famílias carentes.
Os Agentes de Endemias realizaram trabalho de combate a Dengue indo de casa em casa orientando os moradores.






O mais importante era vê a satisfação do povo, a Dona Maria Pereira falou para este blogueiro:  “Que nunca tinha feito um exame de vista, mas  com os médicos levado pelo Chico Cunha,  pôde fazer e ficou sabendo que tem um problema serio e que o medico encaminhou ela para tratamento em Tuntum”. Outra que ficou entusiasmada foi a Dona Francisca que levou sua filha de apenas 1 ano para vacinar. O médico Dr. Francisco Magalhães que é oftalmologista falou da iniciativa da secretária Anna Rafaelle e do apoio do prefeito Chico Cunha para  levar os médicos para um local distante onde a população é muito carente. Já a secretaria Anna Rafaelle falou que vai fazer outros mutirões em lugares a serem determinado pela carência da população



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Concurso é anulado em Barra do Corda

O concurso publico realizado em Barra do Corda no dia  13 de dezembro de 2009 foi anulado pelo Ministerio Público.
A Prefeitura de Barra do Corda e o Ministério Público assinaram “Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta”, na terça 22. No compromisso, a prefeitura realizará novo concurso público no prazo de 150 dias (cinco meses) sob a fiscalização do Ministério Público em todas as suas etapas.
A prefeitura também garantirá a participação gratuita no novo concurso daqueles que já estavam inscritos no anterior ou devolver o valor integral da inscrição.
O “Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta” foi assinado pelo promotor Jorge Luís Ribeiro de Araújo e pelo prefeito Manoel Mariano de Sousa.
O site da prefeitura traz publicação de portaria cancelando o concurso público.

Chuvas deixam mais de 15 mil pessoas isoladas



O Sertão de Tuntum está isolado, mais de 15 mil habitantes estão impossibilitados de vim à sede do município. As ultimas chuvas que caíram sobre Tuntum, foram com uma intensidade enorme e destruíram varias estradas, bueiros  e pontes do município. Povoados como o Belém, Marajá, Cocalinho, São Bento, Brejo do João, Caxixi, Cocal de Dentro, Mato Verde são alguns dos que ficaram isolados. Mas o prefeito Chico Cunha já foi aos locais em que sofreram estragos com as chuvas, com a equipe que vai fazer a recuperação e verificou o que vai ser preciso para recuperar os estragos. Um dos mestres de obras do município adiantou que o trabalho de recuperação vai ser  intensivo, pois o prefeito Chico Cunha quer agilidade, qualidade  e rapidez, porque o povo do Sertão não pode ficar isolado por muito tempo. Uma coisa é certa estamos no meio do inverno e os estragos estão grandes.

Nota de esclarecimento.


Por conseqüência das fortes chuvas que caíram hoje em Tuntum, causando o rompimento da ponte da Cana Brava que liga o Belém ao Mato Verde, o Mutirão da Saúde que ia ser realizado hoje no povoado Belém foi transferido para o povoado São Miguel.