terça-feira, 31 de maio de 2011

Balneário ganhará nova iluminação.


O prefeito Chico Cunha esteve hoje pela manhã olhando a parede do Balneário da Tiuba com o empresário do ramo metalúrgico o Neto da Metalúrgica. O objetivo do Chico Cunha é revitalizar o local colocando os postes para iluminação e alguns bancos de praça para dar mais comodidade às pessoas que gostam de ir ao Balneário para admirar a beleza do mesmo.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Morre o Mestre Rosa

Faleceu hoje à tarde aos 84 anos o Sr. Rosalino Alves Catarino, o Mestre Rosa, como era conhecido. Mestre Rosa era o armeiro mais conhecido da região. Ele deixou viúva a Dona Maria Rosa Cataraino e 11 filhos.

Soldados do Exercito no Rio Grande do Sul dançam versão funk do Hino Nacional


Seis recrutas do Exercito são filmados dançando funk no quartel em Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul. As imagens acabaram gerando a abertura de um inquérito, os participantes da dança e os responsáveis pela divulgação estarão sujeito a responder com penas de um a dois anos de detenção, segundo prever o Código Penal Militar.

Disponibilizados os gabaritos e as provas do concurso para servidores do TJMA

Estão disponíveis no site do concurso de ingressos de servidores do Tribunal de Justiça do Maranhãowww.servidor.tjma.ieses.org os gabaritos e as provas objetivas do certame, que foi realizado durante a manhã e a tarde deste domingo, 29. O prazo para os pedidos de revisão das questões desta primeira etapa corre hoje, 30, até o próximo dia 1º de junho, sendo que o gabarito definitivo será divulgado no dia 14.
As provas objetivas ocorreram na capital, em Caxias e em Imperatriz, onde mais de 43 mil pessoas se inscreveram para disputar as 58 vagas oferecidas pelo órgão para cargos efetivos e ainda de cadastro de reserva para quem tem os níveis fundamental, médio e superior. A próxima prova (discursiva) será aplicada pelo Ieses no dia 3 de julho aos que forem classificados nas mesmas cidades.

Vacinação contra febre aftosa termina amanhã no Maranhão


A I Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que termina terça-feira (31), está sendo realizada dentro das perspectivas previstas em todo o Maranhão desde o início do mês.
Este ano, há uma grande expectativa no setor agropecuário quanto ao índice de cobertura vacinal, já que uma das exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de que ocorra uma cobertura acima de 90% para que o Maranhão alcance, ainda este ano, a classificação sanitária de zona livre de febre aftosa com vacinação.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, garantiu que o Maranhão já pode comemorar mais essa conquista. “Acredito que vamos, sim, atingir a cobertura vacinal acima de 90%. Este ano, nós intensificamos a campanha de vacinação, realizamos dias de campo e antecipamos a divulgação junto aos criadores”.
O secretário acredita em um resultado positivo depois de todo o trabalho realizado pela equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) e os parceiros que, na sua avaliação, “contribuíram muito nesta campanha”.

domingo, 29 de maio de 2011

Chico Cunha traz Seleção Brasileira de Máster




Pela primeira vez na historia do futebol de Tuntum, vamos receber um time cheio de atletas renomados e experientes no assunto futebolístico. O prefeito Chico Cunha está trazendo para Tuntum no próximo dia 11 de junho a Seleção Brasileira de Máster, para fazer uma exibição contra a Seleção de Máster de Tuntum.
A Seleção Brasileira de Máster conta com vários atletas campeões do Mundo com a Seleção principal, como é o caso dos jogadores; Zinho, Viola, Marcio Santos, Zeti, Ronaldão e Miller todos campeões em 1994 com o Brasil no Estados Unidos quando o Brasil ganhou o Tetra e os três últimos  Zeti, Ronaldão e Miller também foram campeões mundiais de clubes com o São Paulo em 1992 e 1993.  O grande evento esportivo terá apoio da Prefeitura Municipal de Tuntum, com o jogo se realizando no estádio Temão. É esperado um grande publico, podendo ser o maior já registrado em nossa cidade para este que vai ser o maior acontecimento esportivo da região.
 
 

Izamor comemora idade nova


Ontem a jovem Izamor Carvalho estava comemorando idade nova. Ela foi comemorar esta data na praia com seu esposo o Felipe Fernandes, suas tias Ana e Isafran e este blogueiro. Izamor é uma jovem de muito futuro, que forma um par perfeito com o também muito jovem Felipe.

Roseana da posse a Conselho Estadual das Cidades




A governadora Roseana Sarney deu posse na ultima quinta feira, 26 de maio, no auditório do Palácio Henrique de La Roque ao Conselho Estadual das Cidades. São 37 conselheiros titulares e 37 suplentes, o município de Tuntum tem dois representantes no Conselho, o empresário Erimilton Freitas como conselheiro suplente do seguimento empresarial e este blogueiro Pedro Jorge Mello como conselheiro titular representando o Poder Publico. Logo após a posse o Conselho se reuniu na Secretaria Estadual das Cidades para uma capacitação. A próxima reunião do Conselho Estadual das Cidades será na cidade de Imperatriz, onde o Conselho ira debater os problemas da Meso Região Oeste Maranhense.


sexta-feira, 27 de maio de 2011

Chico Cunha visita amigos do PMDB


Prefeito Chico Cunha esteve na ultima terça feira, 24 de maio, no diretório do PMDB, para fazer uma vista ao presidente de honra do partido o ex-senador Remi Ribeiro (foto). Entre os assuntos tratados a sucessão municipal teve um rumo mais contundente. O Chico Cunha deverá mesmo mudar de partido na abertura da janela, que deve ocorrer entre julho e setembro de 2011. Uma coisa é certa o prefeito de Tuntum deverá ir para um partido da base aliada a governadora Roseana Sarney e o PMDB é uma excelente opção.

Justificativa


O blog Tuntum News passou alguns dias sem ser atualizado, porque este blogueiro se encontra viajando para tratar de assuntos relacionados ao Conselho Estadual das Cidades, com isso participando de constantes reuniões.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Belem do Maranhão a cidade do Futuro

Foi protocolado na ultima segunda feira 23, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão,o pedido de emancipação politica do povoado Belém do Maranhão.Estiveram na ocasião mais de 60 pessoas do povoado e arredores que desejam a emancipação. O pedido de emancipação do Belém contou com 1643 assinaturas, indentificadas pelo titulo de eleitor e RG.Desta forma o sonho de um povo começa a tomar forma. “Avante Belem do Maranhão a cidade do Futuro”.

Deu no Blog do Lobão: Educação Infantil ganha mais de dois mil livros

Demorou, mas chegaram os mais de dois mil livros didáticos aos pequenos estudantes da Educação Infantil. A informação foi divulgada hoje pelo secretário de Educação, Antonio dos Reis Barros Teixeira, que durante uma hora foi entrevistado por mim, no programa Jogo Aberto da Fm Nova Esperança. O secretário disse que a responsabilidade de todo material didático da Educação Infantil é do município e que todos os anos esse compromisso vem sendo honrado. A distribuição está sendo feita na sede e no interior.

Na entrevista concedida Antonio dos Reis abordou diversos assuntos da área, como terço de férias, abono salarial e os dois últimos reajustes salariais acordados entre o Sindsert e o governo municipal, contabilizando em 27 por cento. Segundo ele o terço de férias irá sair ainda esta semana e o abono logo após a preparação da folha.

domingo, 22 de maio de 2011

Chico Cunha na luta pelos novos municípios

O prefeito Chico Cunha abraçou a causa dos novos municípios. Em Tuntum dois povoados lutam pela emancipação política, o Belém e o Ipu-Iru. Chico Cunha esteve ontem no povoado Belém, junto com varias lideranças como o líder dos Sem Terras Josivan Bilio, o secretario municipal Josinaldo e sua esposa a vereadora Leda Bilio, o Sr. Nelsides, o Dedé do Mato Verde, a técnica em enfermagem e líder política Santana e o professor Enilson para participar de uma reunião com o povo das comunidades da região do Belém em favor da luta pela emancipação política da região. O prefeito Chico já vem a algum tempo orientado seus aliados que tem alguma liderança política nas áreas que pretendem ser emancipadas a dar total apoio ao povo, com orientação e estrutura.

sábado, 21 de maio de 2011

Linda festa para Dayana




Uma linda festa hoje na churrascaria do Neto, para comemorar o aniversario da enfermeira e diretora do Hospital das Clinicas, Dayana Figueiredo Cunha. Vários amigos, amigas e parentes da Dayna estiveram presente a esta linda comemoração, que foi animada pelo artista local Mizael Teixeira. 






























Desabafo de uma professora no RN

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Flavio Dino pensando em 2014


O ex-deputado federal e candidato derrotado ao governo em 2210 Flávio Dino disse na noite desta quinta-feira (19), durante a solenidade de filiação de novas lideranças ao PCdoB, ocorrido na sede do partido, que depois de concorrer os dois últimos pleitos, o projeto maior agora é disputar as eleições para o governo do Estado em 2014. Dino definiu seu futuro político como “uma equação que não será solucionada neste momento”.
“Esta decisão não vai ser tomada agora, não vou dar essa resposta sozinho, resposta esta de muita responsabilidade. Temos que olhar para os desafios da frente com o objetivo grande de ganhar a eleição de 2014, percorrendo o caminho da firmeza, da coragem, da força e da determinação”, disse o comunista.
Derrotado  no primeiro turno das eleições para a atual governadora Roseana Sarney, obtendo apenas 859.402 votos.
O ex-deputado ressaltou que é necessário compreender o momento político com o sentimento de que o Maranhão, além de São Luís, tem outros 216 municípios. “Não podemos esquecer que quase um milhão de pessoas depositaram suas esperanças em nossos ombros”, lembrou Flávio, ao declarar que a eleição para a Prefeitura de São Luís no próximo ano não está em primeiro plano.
No ato de filiação dos novos comunistas estiverem presentes os deputados Rubens Jr. (PCdoB), Marcelo Tavares (PSB) e Eliziane Gama (PPS), o vereador Fernando Lima (PCdoB) e o suplente Geraldo Castro, o suplente de deputado Luciano Genésio (PCdoB), o presidente do Diretório Municipal do PCdoB, jornalista Marcio Jerry, o presidente estadual do PPS Paulo Matos, além de várias lideranças dos movimentos sociais do Estado.

 

Jeferson Abrantes mais um aprovado na OAB

Quero aqui parabenizar o jovem Jéferson Abrantes por ter passado na prova da OAB. Jéferson que a partir de agora é um advogado, já era formado em Administração de Empresas. Tenho certeza que o filho de um dos maiores amigos que tive em Tuntum, está muito feliz, pois alem do sonho realizado com a formatura em direito a aprovação na OAB Jéferson ganhou uma lida filha a poucos dias. Valeu, você merece.

Anna Mayara uma jovem advogada

Mais uma pessoa de Tuntum consegue a aprovação na OAB. Desta vez foi a jovem Anna Mayara(na direita  da foto) que conseguiu o objetivo de todo formando em Direito. Anna Mayara se formou em Direito no fim do ano passado e ontem depois de muito esforço e dedicação foi aprovada na OAB. Ela é a mais nova advogada de Tuntum

Resgatem o futebol maranhense!

Desde 2002 sem um representante na Série B, em 2011 apenas um representante na Série D e agora com o Estadual, ainda mais defasado, os times maranhenses parecem ter chegado ao fundo do poço. Dois clubes já se despediram do Estadual deste ano (Iape desistiu no meio do caminho e o Nacional foi eliminado no tapetão) e agora o Imperatriz ameaça se despedir da competição, por causa da crise financeira.
Com três meses de salários atrasados e com vários empresários locais negando patrocínio, o Cavalo de Aço, Campeão Maranhense em 2005, pode abandonar a disputa do Campeonato Maranhense. O presidente do clube, Carlos Eduardo já teria feito um aviso prévio a FMF, sobre a situação do Imperatriz.
O caso do “fechamento” do Imperatriz é o quarto, em dois anos. Em 2010, o JV Lideral paralisou o futebol profissional por conta da bagunça no Maranhão, o Moto chegou a “fechar”, mas foi reativado e retornou à primeira divisão maranhense. Neste ano, sob causas desconhecidas, o Iape “encerrou” seu departamento de futebol profissional e deixou o caminho livre para o Sampaio ser campeão maranhense.
O possível “fechamento” do Imperatriz mostra o desinteresse da FMF com os clubes maranhenses. A única coisa que a entidade sabe fazer no momento é cobrar débitos e mais débitos, além disso, nada é feito. No início do ano foi prometido que o Campeonato Maranhense teria um patrocínio e que todos os clubes receberiam R$ 10mil para participar da competição, além de uma premiação ao final do certame. Mas nada disso foi feito e pelo andar da carruagem não haverá nenhuma premiação.
Fonte: Blog do Futebol Nordestino

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Professores de Tuntum terão reajustes nos salários


O prefeito Chico Cunha se antecipou e fez uma proposta para os professores, de 12% de reajuste nos salários. Hoje Sindsert que representa a categoria, respondeu positivamente a proposta do prefeito. Ficou acordado ainda que o reajuste seja retroativo ao dia 1º de maio, ou seja, o próximo pagamento já vem com aumento. O prefeito Chico Cunha sabe do empenho dos professores para uma boa educação em Tuntum e nada melhor do que recompensa-los com um aumento em seus proventos.

Liga Esportiva está sem presidente


A Liga Esportiva de Tuntum está sem presidente. O mandato do Válber Lopes terminou em janeiro de 2011, e com isso a Liga Esportiva está sem seu mandatário maior. Até o presente momento ninguém apareceu como candidato. O futebol de Tuntum um dos melhores da região está totalmente esquecido. Alguns amigos mim procuram para ser o presidente da Liga, gostei da idéia e se com certeza tiver o apoio e ajuda do grupo de amantes do futebol em Tuntum está idéia poderá ir à frente. O maior problema é que a Liga esta sem autonomia e ai não compensa entra porque não faria nada, agora se ela tiver a sua autonomia e trabalhar em conjunto com a Secretaria de Esportes na organização do Campeonato Municipal, ai sim poderei ser candidato ao posto.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Frei Chiquinho morre em São Luis

Faleceu em São Luis aos 49 anos o Frei Chiquinho. Ele estava hospitalizado para tratamento de um câncer. O frei era da ordem dos Capuchinhos, filho do ex-ambulante conhecido por José do Doce. O seu corpo está sendo aguardado pela família, amigos e comunidade católica para ser velado. O sepultamento está marcado para amanhã