sábado, 31 de março de 2012

31 de março um dia que devemos esquecer.


O Golpe Militar de 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de1964 no Brasil, e que culminaram no dia 1 de abril de 1964 em um golpe de estado. Todavia, para a maioria dos militares, chamar o golpe de Revolução de 1964 estaria associado à idéia de futuro, de esperança e de um tempo melhor, algo prometido para a população, devido à corrupção que alegavam existir no Brasil. Este golpe encerrou o governo do presidente João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jango, que havia sido democraticamente eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – na mesma eleição que conduziu Jânio da Silva Quadros do Partido Trabalhista Nacional (PTN) à presidência, apoiado pela União Democrática Nacional (UDN). 
Jânio renunciou ao mandato no mesmo ano de sua posse (1961) e quem deveria substituí-lo automaticamente e assumir a Presidência era João Goulart, segundo a Constituição vigente à época, promulgada em 1946. Porém este se encontrava em uma viagem diplomática na República Popular da China. Militantes então acusaram Jango de ser comunista e o impediram de assumir seu lugar como mandatário no regime presidencialista.

Depois de muita negociação, lideradas principalmente pelo cunhado de Jango, Leonel de Moura Brizola, na época governador do Rio Grande do Sul, os apoiadores de Jango e a oposição acabaram fazendo um acordo político pelo qual se criaria o regime parlamentarista, passando então João Goulart a ser Chefe de Estado e o Primeiro Ministro sendo Tancredo Neves.
Em 1963, porém, houve um plebiscito, e o povo optou pela volta do regime presidencialista. João Goulart, finalmente, assumiu a presidência da República com amplos poderes, e durante seu governo tornaram-se aparentes vários problemas estruturais na política brasileira, acumulados nas décadas que precederam o golpe e disputas de natureza internacional, no âmbito da Guerra Fria, que desestabilizaram o seu governo.


O ditador de Cuba, Fidel Castro, vislumbrou expandir sua revolução no Brasil, inicialmente, usando as Ligas Camponesas de Francisco Julião. Posteriormente, propiciou treinamento militar em Cuba para brasileiros selecionados pelas organizações terroristas, capazes de desencadear ações de guerrilha urbana e rural. Além do apoio político, ajudou com dinheiro e armas.

 




Paralelamente, havia o movimento dos sargentos ideologicamente ligados ao governador Brizola. Estes Pleiteavam odireito de serem eleitos, já que suas posses haviam sido impedidas pelo Supremo Tribunal Federal. O movimento estudantil, de orientação esquerdista, realizava protestos nas ruas. O efeito da organização de sargentos e cabos em grupos políticos não pode ser subestimado em relação ao descontentamento dos militares com o governo de Jango, principalmente pela ligação destes com Brizola, que era cunhado do Presidente, pois subvertia a hierarquia militar, um dos preceitos mais importantes e talvez a própria alma das Forças Armadas.
Brizola criou o movimento chamado de Grupos dos Onze, que consistia na organização popular em grupos de onze pessoas, para fiscalizar parlamentares e militares (já prevendo tentativas de golpes) e pressionar o governo e o congresso pelas reformas de base.

Moto Club decide fechar as portas por tempo indeterminado

Do Imirante.Com (clique aqui)


O Moto Club anunciou, na noite desta sexta-feira (30), que está fechando as portas por tempo indeterminado. Esta é a segunda vez que o time comunica a suspensão de suas atividades. Segundo o diretor de futebol, Artur Carvalho, a viagem que o time faria para Bacabal, marcada para a tarde do próximo domingo (1º), está suspensa. O time jogaria contra o Bacabal, no Estádio Correão.


O time está com salários atrasados desde janeiro. Artur Carvalho informou ainda que, o presidente do clube, Sarney Neto, marcou uma entrevista coletiva para segunda-feira (2), à tarde, na sede da Federação Maranhense de Futebol (FMF) para detalhar os motivos pelos quais vai confirmar a interrupção das atividades.


A decisão de não embarcar para Bacabal foi tomada pela diretoria na tarde de hoje.

Assalto em Carolina: Um dos bandidos morre em confronto com a Polícia




A polícia da região Tocantina foi acionada e entrou em confronto com os bandidos que assaltaram na manhã desta sexta 30, a agência bancária da cidade de Carolina. Durante a troca de tiros, um integrante da quadrilha morreu e outro acabou preso.

De acordo com informações, uma equipe do GTA realiza buscas aos assaltantes pelo ar, pois eles podem está encondidos em mata fechada.

Após libertarem os reféns, os sete bandidos tocaram fogo numa S-10, e roubaram outra caminhonete. No tempo em que perderam incendiando o carro, a polícia conseguiu chegar perto deles, quando iriam fugir no outro veículo. Momento em que houve confronto entre a polícia e os bandidos.


Parabens meu amigo Nona pela belíssima festa de aniversario.













sexta-feira, 30 de março de 2012

Secretaria de Agricultura de Tuntum adere ao programa do Governo Federal para valorização do coco babaçu.

Foi realizada ontem no auditório da Secretaria de Saúde uma palestra para explicar o programa de Subvenção do coco babaçu.
Estavam presentes duas funcionarias da Conab a Dr.ª Leidiene da Conab do Maranhão e a Dr.ª Ianelia da Conab de Brasília. O objetivo da reunião segundo o secretário de agricultura de Tuntum o Paulo Duarte é fortalecer a atividade de quebradeira de coco babaçu no município, e ter um respaldo na compra do produto. Paulo Duarte disse ainda que o prefeito Chico Cunha está dando total apoio ao extrativismo no município e quer fazer que a produção dos derivados do coco babaçu seja em larga escala em Tuntum, pois o extrativismo deixa o homem do campo no seu habitar natural e diminui a saída para maiores centro.
Além das quebradeiras de coco babaçus estiveram presentes a reunião vários presidentes de associações de pequenos produtores, lideres de classes e pessoas ligada ao desenvolvimento do campo.
O secretário de administração representou o prefeito Chico Cunha e falou do bom trabalho realizado por ele com o homem do campo e que o extrativismo local tem sido fortalecido. 





quinta-feira, 29 de março de 2012

Mais um nome de respeito poderá disputar as eleições de vereador em 2012.



Segundo pessoas ligadas ao ex-prefeito Dr. Tema, ele deverá lançar sua esposa a Dr.ª Daniela como candidata a vereadora em outubro de 2012.
Não há duvida de quem o Dr. Tema colocar como candidato a vereador é um nome de peso e um virtual vereador e sendo a sua esposa ai é que ele jamais vai deixar de pedir voto para ela para pedir para outro candidato comum.Vendo com uma ótica mais ampla a esposa do Dr. Tema alem de seu apoio terá uma verdadeira legião de seguidoras, que serão as mulheres que votarão no grupo do Dr. Tema.
Mesmo sem ter uma bola de cristal vejo a Dr.ª Daniela como uma forte pré-candidata a vereadora.

Remi Junior esclarece sua candidatura.

Recebi uma ligação do amigo Remi Junior, que queria esclarecer algo sobre sua pré-candidatura a vereador.
Remi foi taxativo ao dizer que sua candidatura é uma vontade do diretório estadual do PMDB e que terá apoio da base do partido a nível estadual. Ele disse ainda que tem muito respeito e admiração pela família da sua esposa e que acha que o Orleans deverá ser candidato se isso não acontecer, Remi disse que com certeza ele deverá colocar um dos seus três filhos para lhe substituir.

Festa para Isamara!

 Quem fez aniversario ontem foi a jovem estudante Isamara Carvalho. Vários parentes e amigos foram a residência de seus pais, o casa Cleide e Revi Carvalho para comemorar os 16 anos desta adolescente de destaque.








quarta-feira, 28 de março de 2012

Até quando vamos viver neste estado de calamidade publica por causa do descaso da CAEMA?


A CAEMA esta cada dia pior em Tuntum a prestação de serviço desta empresa não é satisfatória, falta água em todos os bairros da sede e o descaso da empresa de controle do Governo do Estado não procura fazer nada a não ser cobrar as contas e cortar o fornecimento de quem está atrasado com o pagamento da enorme conta.

Hoje mesmo o Residencial Maria Helena não teve água, engrossando a fileira dos bairros sem água, pois era até então o único bairro que ainda tinha pouca água, mas tinha.
A responsabilidade do fornecimento de água é da CAEMA, mas ela por não ter competência tenta passar para o município, mas a responsabilidade é da CAEMA e do Estado no qual controla a empresa.
 Acho que está chegando o momento do povo de Tuntum se juntar e procurar o Ministério Publico para fazer denuncia contra está empresa que está lesando os consumidores de nossa cidade.

Millôr Fernandes morre aos 87 anos no Rio de Janeiro

O escritor, desenhista, dramaturgo e humorista Millôr Fernandes morreu na noite de terça-feira (27), no Rio de Janeiro, aos 87 anos. Ele estava em casa e foi vítima de falência de órgãos múltiplos. O corpo será velado a partir das 10h de quinta-feira (29) no cemitério Memorial do Carmo, no bairro do Caju, no Rio. Segundo a assessoria do cemitério, o corpo será cremado no Crematório da Santa Casa. Com presença marcante pelos veículos impressos mais importantes do Brasil, como O Cruzeiro, O Pasquim, Veja e Jornal do Brasil, Millôr foi considerado uma das principais figuras  da imprensa brasileira no século XX. Obteve sucesso de critica e publico em todos os gêneros em que se aventurou como em seus trabalhos de ilustração, tradução e dramaturgia, sendo varias vezes premiado. Também ficou conhecido por ser um exímio praticante do Frescobol.
Millô Fernandes foi o criador da frase usada por este blogueiro; “Se você agir com dignidade pode não consertar o mundo, mas fique certo haverá na terra um canalha a menos”.

<

Os novos candidatos com mais chances de se elegerem a vereador em Tuntum.

Dos novos nomes de candidato a uma cadeira na Câmara de Vereadores têm alguns que se destacam bastante, pois já entram com grande chance de se elegerem.  
O mais forte de todos os novos postulante ao cargo é sem duvida nenhuma o Josivan Bilio que já há muitos anos vem fazendo um trabalho com o povo do Belém do Maranhão, inclusive com trabalhos sociais e de luta de classe, sendo assim o homem é forte mesmo.
Outro nome de ponta que tem a eleição praticamente certa é o Idaspe Sebastião, que foi secretário de administração e fianças por 8 anos e agora vem fazendo um trabalho de bastidores com boa parte dos conhecidos no tempo de secretaria.
O Sertão tem outro homem que vem fazendo um trabalho de destaque que é o Pretão do Mato Verde. Ele vem fazendo um trabalho na sua comunidade que com certeza irá trazer bons resultados.
O professor Enilson agora ficou muito mais forte e desta vez tem grande chance de se eleger, principalmente agora com o provável apoio da Santana.


Remi Junior
Ele é novo na caminhada a uma cadeira na casa, mas é um político de muita experiência, que é o Remi Junior, se souber usar a força que poderá ter com apoio do PMDB e direcionar no caminho certo é um forte candidato.
O Nelson do Nanxim já esteve mais forte, porem o Idaspe pode atrapalhar suas pretensões e a traição do Josinaldo vai pesar muito, mais ainda é um nome com chances veja o que ele fez para deputado.
Uma candidatura que poderá ser surpresa é a do ex-conselheiro tutelar Everaldo, pois se tiver o apoio do Dr. Tema com o conhecimento que tem vai longe.
Carlinho Tibuci deverá ocupar o espaço deixado pelo Nonatinho no grupo do Chico Cunha e com isso é um candidato de respeito, já foi bem votado uma vez.
O Ivalto deverá ocupar uma parte do espaço deixado pelo Bilio mais velho e com isso pode ser um candidato com chance.  
Esses nomes são os que este blogueiro vê com boas chances, agora uma coisa eu digo não sou o dono da verdade e nem tenho bola de cristal, isso tudo é pura especulação.

A chance de retorno de alguns vereadores em 2013, será pequena.

As eleições estão chegando e os vereadores de Tuntum já pensão na reeleição. Dos noves que lá estão acho que a volta de alguns deles ou delas vai depender muito da coligação, pois o coeficiente eleitoral deve ficar na casa dos 2 mil votos para cada vereador por legenda, mesmo sendo 11 cadeiras a disputar, pois devemos ter por volta de 22 mil votos validos para vereador.
Acredito que tenham cadeiras praticamente certas. Os vereadores Orleans Moreira, este independe de coligação, o vereador Manoel Paca aliado do prefeito e com um bom trabalho nas comunidades está muito bem cotado, outros 2 vereadores aliados do prefeito também tem grande chance de se reelegerem, porque tem redutos e estão bem em seus redutos como o Magno Mello que tem sua base na Santa Rosa e São Joaquim dos Melos e o Jesmiel Alexandre Costa que tem um bom reduto que é o Creoli do Bina e tendo também uma boa quantidade de aliados no Arara, no Ipu-Iru (foi bem votado na eleição passada) e na Mucura. No lado da oposição dos que estão lá só vejo o Marcos Cunha com boa chance de se reeleger, pois alem de ter um reduto forte, tem a base feita pelo seu saudoso pai Carlito Cunha que deixou milhares de admiradores e tem um ponto forte que será os votos de boa parte da família Cunha incluindo o Dr. Tema. A eleição da vereadora Arteniza vai depender muito das alianças feitas pelo seu esposo Alan Noleto, pois o coeficiente eleitoral deverá ser um entrave para as pretensões do casal Noleto se não se coligarem com nenhum grupo.
Não vejo no momento outros entre os nove que não sejam estes em condições de se reelegerem.  

domingo, 25 de março de 2012

Amanhã 26 de março de 2012 esta fazendo 18 anos que meu pai Fernando Mello se foi.

Hoje 18 anos depois ainda sinto sua falta, pois é muito difícil se acostumar com perdas de pessoas que amamos muito. A dor de sua perda vai durar enquanto vida eu tiver. 
Quando me falaram que meu pai tinha morrido, não acreditei a adoração por ele era grande para aceitar que um dia ele faltasse.  Pois hoje muito tempo passou ganhei uma linda filha logo após, anos depois ganhei um filho, mas a dor nunca passou e a falta do “Seu” Fernando é muito grande, não era só um pai, mas um grande amigo o meu maior ídolo.

Dois secretários municipais devem se afastar até o dia 07 de abril.

 Dois secretário municipais da gestão do prefeito Chico Cunha devem se afastar até o dia 07 de abril, para poderem se candidatar a vereadores em Tuntum. O secretário de esportes e lazer Jeová Sousa e o secretário de meio ambiente Remi Ribeiro Junior.
Jeová Sousa e o presidente da FMF



Jeová Sousa vem se destacando muito com o seu trabalho a frente da Secretaria de esportes e Lazer, pois na sua gestão Tuntum teve muito destaque a nível estadual no esporte coletivo e individual. Jeová sempre sonhou em ser candidato, na eleição passada o ex-prefeito  Dr. Tema Cunha, na época líder do grupo sacrificou a candidatura deste jovem competente em favor do seu primo Marcos Cunha, mas Chico Cunha ao se eleger confiou na competência deste jovem professor e deu a ele a oportunidade de fazer este trabalho de destaque no esporte, coisa que todos concordam em Tuntum.
Remi Jr. e sua esposa Surama Moreira
Remi Ribeiro Junior tem a politica no sangue seu pai o Remi Ribeiro foi Vereador, Deputado Estadual e Suplente de Senador que assumiu o Senado no inicio de 2011. Junior como é mais conhecido tem uma forte ligação com Tuntum, é genro do vereador Orleans Moreira que tem  nove mandatos, e se tiver o apoio do Moreira vai está entre os mais votados, pois ele já tem o apoio do PMDB estadual.
Até o dia 07 abril teremos a definição destes dois fortes nomes como candidato em 2012.

sábado, 24 de março de 2012

Chico Anysio partiu para virar "Mito".



O Brasil perdeu ontem o maior artista do século. A minha geração cresceu vendo os 209 personagem de Chico Anysio, que agora saiu de cena para virar “mito”.
Chico Anysio teve 209 personagens, ondem alguns marcaram muito varias gerações de apaixonado pela comedia, como os mais marcantes para mim foram; Professor Raimundo, Coalhada, Painho, Baianos e  Novos Caetanos ( este na companhia do também já falecido Arnaud Rodrigues), deputado Justo Veríssimo,  Alberto Roberto, O Vampiro Brasileiro, entre vários que fizeram a alegria do Brasil. Todos nós sabíamos que dia de quinta feira tinha os programas de Chico Anysio, os mais velhos lembram do programa Chico City, já os mais novos que viram Chico Anysio no Zorra Total aos sábados.



 

O Brasil perdeu um grande artista, que soube usar o seu talento em favor da cultura deste povo, principalmente durante um período de tristeza no Brasil que foi durante a Ditadura Militar, ele conseguiu fazer o povo brasileiro sorrir nesta epoca.
Valeu por Chico Anysio ser brasileiro e ter alegrado o povo durante anos, agora suas gravações ficaram e com certeza vai continuar alegrando durante décadas.
Chico Anysio se casou seis vezes, deixou oito filhos, dez netos. Seu pai Oliveira  Paula teve uma significativa passagem por Tuntum, onde foi proprietário de um enorme latifúndio onde hoje é a conhecida Fazenda Aprazível.
Chico Anysio se foi deixando os amantes da arte da comedia órfãos, porem seu trabalho nunca vai se acabar.


sexta-feira, 23 de março de 2012

Delegada pede prisão de dono da Eletromotos.

Fonte: Blog do Decio

A delegada do Consumidor, Uthânia Moreira, está pedindo à Justiça a prisão de um dos sócios da Eletromotos, Averaldo Isidoro Araújo, por conta de uma provável calote de R$ 1,497 milhão em cerca de 500 consumidores.
A Eletromotos, a exemplo da Eletromil, é uma das empresas que trabalha no estado com o sistema de compra premiada e não está conseguindo entregar os produtos adquiridos numa espécie de consórcio aos compradores. Além de São Luís, a empresa tem ramificações em vários estados do Norte/Nordeste.
Além de Averaldo, a delegado indiciou o irmão dele, Carlos Augusto, além de Júnior de Freitas e a filha Patrícia de Freitas, todos sócios e/ou administradores da Eletromotos. Eles são acusados de estelionato e formação de quadrilha.
Averaldo está foragido, segundo contou a polícia o próprio irmão. Ele estaria em Fortaleza (CE). Júnior de Freitas disse em depoimento que já se desfez de vários bens, mas mesmo assim não está conseguindo honrar os compromissos com os consumidores que caíram no golpe da compra premiada. O foragido Averaldo é quem possui a maior valor patrimonial do grupo, que pode ser usado para ressarcir os consumidores. Por isso também a delegada está pedindo a prisão dele.

Esse mesmo grupo de estelionatários ainda é sócio da Megamotos, outra bomba no sistema de compra premiada prestes a estourar. O advogado deles é o eterno candidato a Prefeitura de São Mateus, Miltinho Aragão (PSB), e o escritório onde atua o presidente da EMBRATUR, Flávio Dino (PCdoB).

quinta-feira, 22 de março de 2012

Eleições 2012.


O ano de 2012 é de eleições municipais no Brasil. Os mais de 136 milhões de eleitores devem ir às urnas, no dia 7 de outubro (em primeiro turno), para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos mais de 5500 municípios do país. O Tribunal Superior Eleitoral já aprovou o Calendário Eleitoral que vai nortear o pleito.
Confira, a seguir, algumas das principais datas previstas para o primeiro semestre deste ano:
A partir do dia 7 de abril, todos os programas de computador utilizados nas urnas eletrônicas para os processos de votação, apuração e totalização, poderão ter suas fases de especificação e de desenvolvimento acompanhadas por técnicos indicados pelos partidos políticos, pela Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Ministério Público. Os pretensos candidatos que estão em cargos comissionados deverão se afastar do cargo até o dia 07 de abril, para poderem se candidatar.
10 de abril marca o início do prazo a partir do qual fica vedado aos agentes públicos fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição.
Já no dia 9 de maio termina o prazo para o eleitor requerer sua inscrição eleitoral ou pedir transferência de domicílio. 9 de maio também é o último dia para o eleitor que mudou de residência dentro do município pedir alteração no seu título eleitoral, e para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para Seção Eleitoral Especial.
De 10 a 30 de junho acontecem as convenções partidárias para escolha dos candidatos que vão concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nos mais de 5500 municípios brasileiros.

Desde o dia 1º de janeiro está proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior, bem como os programas sociais executados por entidade nominalmente vinculada a candidato ou por esse mantida, ainda que autorizados em lei ou em execução orçamentária no exercício anterior.
O calendário também prevê que, a partir do primeiro dia do ano, todas as pesquisas eleitorais realizadas devem ser registradas, no Juízo Eleitoral competente para o registro das respectivas candidaturas, as informações previstas em lei.

Recife.

Acabei de chegar a Recife. E pelo que já presenciei a cidade continua crescendo muito. Porém desta vez o Tuntum News não vai parar.