.

.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Chega mais um ônibus escolar adquirido por Chico Cunha


Chegou hoje mais um dos doze ônibus para transporte escolar que foram adquiridos pelo prefeito Chico Cunha. Com este ônibus já são sete que chegaram a Tuntum. Segundo o próprio prefeito Chico Cunha o município com a aquisição dos doze veículos automotores para transporte escolar e as lanchas escolares está se tornando auto suficiente no transporte dos alunos para as escolas e com muito mais segurança.


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Interesses pessoais acabaram com o futebol em Tuntum


O futebol em Tuntum está passando por um momento lamentável, mais um ano sem campeonato. O presidente da liga municipal, que era até abril secretário de esportes do município, acabou com o futebol local, pois não realizou campeonato este ano e nunca obedeceu uma ordem da justiça de refazer as finais do campeonato municipal de 2010 incluindo o Atalanta. O problema do esporte local foi que o presidente da liga Jeová Sousa simplesmente usou o esporte para alcançar realizações pessoais e não poderia fazer nada na liga porque estava ocupado com a eleição de vereador, usando a entidade para fazer politica partidária. Infelizmente nosso futebol que já foi o melhor e mais organizado da região hoje esta morto. Temos nomes de pessoas que gostam do futebol e podem ressuscitá-lo como o Idaspe que já foi presidente da liga e fez um bom trabalho, o Valber Lopes que também fez um bom trabalho a frente da liga, o Chiquinho, Alan Noleto, Genilson, Gilsão, Eduardo, Morgam, Carlos, Rona, Fortuna, Dr. Francisco, Veridiano, Helton, Marcio do Olímpio, Sandes, Deusimar Lobão, Jordanio entre outros que amam o esporte e podem salva-lo se organizando e fazendo um campeonato para alegria do povo desportista de Tuntum.

O Tuntum News não é o melhor, mas vai sempre buscar fazer o melhor.



O blog Tuntum News ultrapassa a marca das 700 mil visitas, sendo o mais visitado da região. Agradeço em primeiro lugar a Deus e em seguida a todos os visitantes desta marca tuntuense. Hoje me orgulho de ter recebido um Titulo de Cidadão de Tuntum, onde vivo a mais de 15 anos e aqui constitui família e realizei o sonho de ser comunicador, construindo assim o Tuntum News um blog de fácil leitura que alcança todas as classes sociais, chegando a ser visitados em todos os cincos continentes. O compromisso do Tuntum News é com seus leitores, que procuram as noticias de uma maneira mais leve. O Tuntum News não é o melhor, mas vai sempre buscar fazer o melhor.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Prefeito eleito de São Luis agraciou o Tema com Titulo de Cidadão de São Luis


O jovem prefeito eleito de São Luís no ultimo domingo 28, Edivaldo Holanda Junior, quando era vereador em 2008 agraciou o Dr. Tema com um Titulo de Cidadão de São Luís. Tema que tem bom relacionamento com a classe politica estadual e é bastante ligado ao grupo politico que apoiou o jovem prefeito eleito da capital Edivaldo Holanda Junior e a ele próprio, destacou a sua satisfação com a eleição de Edivaldo Junior e relembrou o Titulo de Cidadão que recebeu do na época vereador Edivaldo Holanda Junior. Tema disse ainda que Edivaldo Holanda sempre se destacou na sua trajetória politica, primeiro como vereador e depois como deputado federal e tem certeza que agora ele será um bom prefeito para capital.

domingo, 28 de outubro de 2012

Vitoria de Edivaldo Holanda fortalece oposição




O advogado Edivaldo Holanda Júnior (PTC), da coligação “Muda São Luís”, foi o candidato a prefeito eleito em São Luís com apoio do ex-deputado Flavio Dino(PCdoB), no segundo turno.
O novo prefeito teve 280.809 dos votos válidos, que corresponde 56,06% de votos. O seu adversário João Castelo (PSDB) teve 43,94% das votações, obtendo 220.085 dos votos. Dos 678.070 eleitores, 528.631 (77,96%) foram às urnas. Os votos em brancos e nulos somam 5,25% da totalidade dos votos. .
 Edivaldo foi eleito pela coligação “Muda São Luís” (PC do B, PSB, PDT e PTC), como candidato à prefeito de São Luís, tendo como seu vice o ex-deputado Roberto Rocha (PSB).  Esta vitória é mais uma que vai se juntar a outras com a de Leo Coutinho (Caxias), Tratorzão (São Domingos), Luciano Leitoa (Timon), Tema (Tuntum), Ribamar Alves (Santa Inês), Dr. Antônio Carlos (Colinas), Rochinha (Balsas), Hernando Macedo (Dom Pedro) entre muitos que irão fortalecer a oposição do Maranhão.
 Edivaldo Holanda Júnior foi eleito logo na sua primeira disputar a prefeitura da capital maranhense. Ele assume o comando do município aos 34 anos. Atualmente ele é deputado federal e por duas vezes consecutivas elegeu-se vereador de São Luís. A primeira, aos 26 anos, com 3.376 votos.

Edivaldo Holanda Junior derrota Castelo e a clã dos Sarneys


Prefeito

  • Foto de Edivaldo Holanda Júnior
    56,06%
    VOTOS 280.809

    Edivaldo Holanda Júnior

    PTC
  • Foto de Castelo
    43,94%
    VOTOS 220.085

    Castelo

    PSDB
  • BRANCOS2,25% (11.873)
  • NULOS3,00% (15.864)
  • VOTOS VÁLIDOS94,75% (500.894)

12+12+12 é 36 que é Edivaldo Holanda que é Flavio Dino


A eleição em São Luís caminha para uma vitória da oposição ao governo estadual, pois três  institutos de pesquisa, Ibope, Exata e DataM, divulgaram ontem resultados de pesquisa recentes sobre a intenção de votos para prefeito. Coincidentemente, os três concluíram que o candidato Edivaldo Holanda Júnior ganha o pleito com uma diferença de 12% ( 12 x 3 é igual a 36).
O primeiro a mostrar o resultado de sua pesquisa, ainda na manhã de ontem, foi o DataM, após ouvir 800 pessoas entre os dias 25 e 26 deste mês. De acordo com os números do instituto, Edivaldo Holanda Júnior recebe hoje 52% dos votos contra 40% dados ao prefeito João Castelo, dos votos válidos.
  Com esses resultados  o candidato Edivaldo Holanda Junior, que é apoiado pelo presidente da EMBRATUR  o comunista Flavio Dino deve ganhar a eleição e fortalecer a oposição no estado.

A volta de um Guerreiro


Há exatos 21 dias a eleição de vereador fez ressurgir no cenário politico de Tuntum um ex-vereador que a mais de 20 anos esteve na Câmara como um legislador de destaque e desta vez como um dos bem votados na sede e tendo sido votado em todo o município. Joaceles Araújo o vereador Jota vem com muita força para este novo mandato com exatos 1189 votos. Podendo se dizer que “Jota o Rei do Suíno” como é carinhosamente conhecido poderá se tornar um vereador com uma postura única, sua capacidade de se expressar poderá o levar definitivamente para um lugar nos notáveis da politica tuntuense. Jota tem tudo para se tornar um vereador de destaque e é um bom nome para lidera o governo na Câmara de Vereadores, tem bom acesso ao governo e aos colegas da Casa. Jota é apesar de já ser experiente uma esperança de renovação politica em Tuntum.  

II Romaria da Juventude



Aconteceu ontem, 27 de outubro, a II Romaria da Juventude em Tuntum, no ginásio poliesportivo, com a presença do Bispo Don Franco.
 A II Romaria da Juventude  teve apresentações de louvores a Deus. Centenas de jovens compareceram de várias cidades do Maranhão como Grajaú, Barra do Corda, Dom Pedro, Presidente Dutra entre outra. No encerramento o Bispo Dom Franco celebrou uma grande Missa no patamar da Igreja Matriz. 



































sábado, 27 de outubro de 2012

Tema reafirma na Mirante compromisso de revolucionar a educação em Tuntum



Do Blog do Djalma Rodrigues

O prefeito eleito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB), reafirmou, nesta sexta-feira (26), durante entrevista concedida ao radialista Roberto Fernandes, no programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM, seu compromisso em revolucionar a Educação do município que vai dirigir pela quarta vez, a partir de primeiro de janeiro do ano que vem.
Tema disse que a Educação é um grande desafio para todos os gestores públicos, lembrando ser inadmissível um aluno do 9º ano não saber ler corretamente, uma vez que não consegue interpretar o que lê.No entendimento de Tema, isso provoca um problema muito grave, porque emperra o desenvolvimento do estudante a o atraso da Nação, do Estado e do Município.
“Países desenvolvidos são aqueles que investiram pesado na Educação e esse exemplo deverá ser seguido aqui no Brasil. Espero que meus colegas que assumirão ou reassumirão em janeiro tenham essa mesma linha de raciocínio, para que possamos colher os frutos desse investimento num futuro próximo”, disse Tema.
Tema lembrou que quando assumiu o primeiro mandato, em 1992, fez convênio com a UEMA, capacitando 400 professores leigos e disse que, na época, um salário mínimo pagava 23 professores de sua cidade, cenário que ele acabou por achar isso uma humilhação para os educadores.
“Vamos investir pesado, incentivando os estudantes a permanecerem mais tempo na escola, se dedicando aos estudos e ai lazer, porque o interessante é se criar um clima de harmonia, propício para que o aluno goste de sua escola”, salientou Tema.
Ele disse também que se conseguir o que estabeleceu como meta, se dará satisfeito como dirigente municipal de sua cidade, lembrando que isso não significa que irá marginalizar as outras áreas.
“Não, nada disso. Nenhuma área ficará esquecida, mas Tuntum tem hoje uma grande infraestrutura  que deverá ser mantida. Construí, com apoio do governo federal, 1200 imóveis e pretendo ampliar essa oferta para redução do déficit do setor. A saúde, esta está na UTI e tem de ser recuperada. Vou atrás do Governo Federal, do secretário Ricardo Murad para modificar o quadro e investir em outras áreas, mas a Educação é a prioridade, porque é através da educação que se desenvolve um povo”, assinalou Cleomar Tema.

Pesquisa Exata confirma: Edivaldo 12 pontos na frente de João Castelo



Pesquisa Exata também confirma liderança de Edivaldo Holanda Júnior (PTC) na eleição amanhã. Com 51% das intenções de voto contra 39% de João Castelo (PSDB), a pesquisa revela que Edivaldo deve vencer com folga a disputa amanhã. 6% disseram que votariam branco ou nulo. 4% não sabem ou não responderam.
Em votos válidos (sem contar brancos e nulos), a diferença é ainda maior. Edivaldo tem 57% e João Castelo, 43%. A pesquisa Exata confirma os números do DataM divulgados pelo Jornal O Imparcial na manhã de hoje, que aponta também liderança folgada de Edivaldo com 56,4% contra 43,6% de João Castelo.
O instituto Exata fez o levantamento das intenções de voto em São Luís e ouviu 800 pessoas entre os dias 25 e 26 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo MA- 546/2012.
Expectativa de vitória. A maior parte da população acredita na vitória de Edivaldo Holanda Júnior. 62% dos entrevistados afirmam que Edivaldo será vencedor. 27% acham que João Castelo sairá vitorioso. 11% não sabem.
Debate na Difusora. A pesquisa Exata/Pacotilha também mediu o desempenho dos candidatos no penúltimo debate antes da eleição. Dos 800 entrevistados, 58% assistiram ao Debate da TV Difusora, na última quinta.
Segundo a pesquisa, Edivaldo também venceu o debate na Difusora. 49% dos que assistiram disseram que Edivaldo teve melhor desempenho. 27% acharam que João Castelo se saiu melhor.
Para 11%, o confronto foi empate. 10% não gostaram de nenhum dos dois candidatos e 2% disseram que não sabem quem venceu o debate.

Presidente Dilma cobra explicação efetiva sobre apagão



A presidente Dilma Rousseff quer explicações efetivas sobre o apagão que afetou, na madrugada de sexta-feira, o Norte e o Nordeste do país. Segundo fontes do governo, a presidente foi informada logo cedo pelo próprio ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, sobre o ocorrido e ficou bastante “irritada”. Depois do encontro com Dilma, o ministro avaliou que os apagões recorrentes de energia ocorridos nas últimas semanas não são resultado de falta de investimento por parte das concessionárias do setor elétrico. “Nunca se investiu tanto na expansão da rede como nos últimos 10 anos”, garantiu. Para o ministro interino, as ocorrências também não estão diretamente ligadas ao processo de renovação das concessões de energia que vencem a partir de 2015, com redução no custo da eletricidade para os consumidores.

A queda na energia atingiu 11 estados. Segundo o Operador Nacional dos Sistema (ONS), houve um incêndio em um equipamento entre duas subestações de energia de Colinas (TO) e Imperatriz (MA). Em 22 de setembro, faltou energia em seis estados da Região Nordeste. Em 3 de outubro, o apagão atingiu as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. No dia seguinte, cerca de 70% do Distrito Federal ficou sem luz. O ministro descartou que o apagão ocorrido entre anteontem e ontem seja fruto de sabotagem. “Não há a menor hipótese. Isso seria viável se você provocasse dano do equipamento, vandalismo. O equipamento teve problema de proteção, e esse equipamento falhou. Então, não tem menor probabilidade”, afirmou o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp.

Segundo Zimmermann, na semana que vem o ONS deve apresentar um relatório técnico sobre o episódio. A apuração mais aprofundada, fruto da verificação feita pelos técnicos do governo no local do incidente, não tem prazo para ser concluído. Ele disse, ainda, que será feito um “pente-fino” em todo o sistema elétrico para verificar se a manutenção está adequada para prevenir novos apagões. Segundo ele, a verificação começou após a primeira falha e agora será ampliada.

“Quando tivemos, em outro evento, falha da proteção primária, se elaborou protocolo de manutenção. Esse protocolo é inédito em termos de Brasil e estamos começando então nas principais instalações esse tal pente-fino que estávamos programando. Vamos estender isso para todas as empresas transmissoras para justamente termos uma avaliação correta dos procedimentos que as empresas estão adotando e dos demais órgãos do setor elétrico.”

Do jornal Diário de Pernambuco

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mais uma grande realização do Colégio José Teixeira



Foi realizada hoje mais uma gincana no Colégio José Teixeira, com a participação de todos os alunos, professores, funcionários e familiares. A gincana deste ano teve como tema; “No Universo da Diversidade Somos Todos Iguais”. A gincana teve a participação de 15 equipes. O Colégio José Teixeira vem se destacando como o melhor colégio de Tuntum, com bons indicies de avaliação e uma procura grande por vagas pelos alunos. 
O Blog Tuntum News parabeniza a diretora Susana, todos os funcionários   que fazem o Colégio José Teixeira e eles os alunos, por mais um momento brilhante.