terça-feira, 21 de julho de 2015

Atendimentos da carreta da mulher maranhense levam cidadania aos municípios do estado


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), através do Programa Carreta da Mulher Maranhense, tem percorrido os municípios do Maranhão levando um conjunto de ações direcionadas às mulheres que vão do atendimento à saúde ao Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
Esta ação foi destacada pelo governador Flávio Dino nas redes sociais como uma importante medida do governo que está consolidando serviços de cidadania para as mulheres maranhenses. As políticas para as mulheres são uma prioridade do governo Flávio Dino, para ele, o Programa da Carreta Mulher Maranhense é uma oportunidade para as mulheres, de todas as idades, terem acesso aos seus direitos.
As palestras educativas e o acolhimento dado a essas mulheres se refletem nos números positivos dos atendimentos. “O principal ganho para as mulheres é o processo educativo de desconstrução do machismo ao lidar com o corpo, que impede a mulher de chegar à atenção básica”, disse a secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto.
Na carreta são disponibilizados serviços de orientação jurídica e sócio–assistencial, palestras sobre a Lei Maria da Penha, saúde da mulher negra, bolsa família, nutrição e exame de papanicolau que previne o câncer do colo de útero. Recebem destaque os estandes da Ouvidoria da Mulher e a Biblioteca Maria da Penha, ambos da Secretaria da Mulher, que trabalham a aplicabilidade da Lei Maria da Penha e orientações sobre a rede atendimento para mulheres em situação de violência doméstica.
Na área de saúde, os serviços são dos mais diversos: papanicolau, teste de hanseníase, glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites, vacinas contra HPV, orientações sobre a saúde reprodutiva e sexual e outros serviços oferecidos de acordo com a disponibilidade e parceria do município.
Para a coordenadora do Programa Mulher Maranhense, Tereza Cristina Gonçalves, a adesão dos gestores municipais tem sido importante para o sucesso da ação. “É muito bom contar com o apoio dos gestores, tanto na divulgação da carreta, quanto dos profissionais cedidos para as ações” disse Teresa. “As prefeituras municipais e os organismos tem sido muito importantes durante o trabalho de mobilização. Só temos que agradecer pelas parcerias”, finalizou a coordenadora.

Nesta segunda-feira (20) e na terça-feira (21) a carreta da mulher está no município de Presidente Dutra, distante 348 km da capital. De lá segue para os municípios de Governador Luís Rocha (22 e 23.07), Eugênio Barros (24 e 25.07), Governador Archer (27 e 28.07), Gonçalves Dias (29 e 30.07) e encerra o mês levando as ações para o município de Dom Pedro (30.07 e 01.08).
As atividades da carreta nos municípios são resultado de um trabalho de parceria entre as Secretarias de Estado da Mulher (Semu), da Saúde (SES), através das suas Regionais, e da Segurança (SSP), juntamente com as Superintendências Regionais de Assuntos Políticos, prefeituras municipais (secretarias e coordenadorias municipais de políticas para as mulheres e de saúde), organismos locais e sociedade civil organizada.
Fonte Secom

Nenhum comentário:

.

.