terça-feira, 21 de julho de 2015

Governo inicia processo de implantação dos Centros de Educação Integral de Ensino Médio

Secretária Áurea Prazeres destaca ações para implantação dos centros de educação integral

Uma reunião técnica define, nesta terça (21) e quarta-feira (22), no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), estratégias para iniciar a instalação dos Centros de Educação Integral de Ensino Médio no Maranhão. Os secretários de Estado da Educação, Áurea Prazeres, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, apresentaram os trabalhos desenvolvidos pelas duas pastas aos parceiros do projeto, o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação de Pernambuco (ICE Pernambuco), Instituto STEM e Instituto Sonho Grande.
Áurea Prazeres apresentou um panorama dos dados da educação do Estado e das atuais políticas educacionais. Sobre a implantação dos centros, ressaltou que este é um momento de planejamento entre Seduc, Secti e assessoria técnica do ICE Pernambuco. “Ano que vem serão instalados mais cinco centros de ensino integral no estado, o que significa uma nova metodologia, uma nova cara para o Ensino Médio no Maranhão”, afirmou.
De acordo com Igor Lima, o Instituto Sonho Grande mapeou cerca de 60 atividades em todo o Brasil e definiu duas para parceira, sendo uma delas o Centro de Educação Integral no Maranhão. “O desafio é grande, mas reunir os parceiros certos; se todos estiverem dispostos a trabalhar juntos, dá para reverter os números”, pontuou.
O novo conceito de educação se dá pelas atuais demandas educacionais, que exigem um ensino médio acadêmico com orientação vocacional e protagonismo juvenil, dando condições para que o estudante faça suas escolhas sobre a profissão que seguirá. Esses ideais estão inseridos na macropolítica de Educação do Governo do Estado, definida pelo Governador Flávio Dino, como Programa Escola Digna.
A construção dessa escola de ensino integral e integrado conta com a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Para o secretário Bira do Pindaré o trabalho de parceria é importante. “A união das de secretarias de Educação e Ciência e Tecnologia, com o know-how do ICE é um salto de qualidade para a educação pública”, disse.
 Centros

Serão instalados cinco Centros de Educação Integral de Ensino Médio em quatro municípios: Santa Inês (1), São José de Ribamar (1) São Luís (2), Timon (1). Em São Luís, o CE Dr. João Bacelar Portela, no bairro Ivar Saldanha, e o CE Professor Mário Martins Meireles, em Pedrinhas, serão transformados em Centros de Educação Integral de Ensino Médio.
Fonte SECOM

Nenhum comentário:

.

.