.

.

sábado, 31 de janeiro de 2015

V Baile Carnavalesco só para Mulheres

O V Baile Carnavalesco só para Mulheres acontecerá no próximo dia 06 de fevereiro no clube da ARVET. Os ingressos já estão a venda na Edite Cabeleireiro ao preço de R$ 25,00 (open bar).


O Maranhão está mudando, sim!

Por Othelino Neto, deputado estadual do Maranhão pelo PCdoB


Paulo Bernardo e Gleisi Hoffman são casados. Ambos foram, ao mesmo tempo, ministros do governo da Presidenta Dilma Roussef, respectivamente das Telecomunicações e da Casa Civil. Nem a imprensa, e nenhum órgão acusou essas nomeações de nepotismo, ou o governo Dilma de praticar favorecimento de parentes. Ninguém acusou porque efetivamente não o é. Essas nomeações não só foram perfeitamente legais, como, e é o que mais nos importa, não foram incorretas sob o ponto de vista moral. Tratam-se de nomeações feitas pela Presidenta, de pessoas que são de sua confiança, e que circunstancialmente tem relação entre si. Nem Dilma favoreceu algum parente seu, e nem Bernardo ou Gleisi tinham poder para nomear um ao outro. 

Estamos lembrando esse episódio para afirmar de maneira clara: as nomeações feitas pelo governador Flávio Dino de pessoas que, como os ex-ministros Paulo Bernardo e Gleisi, possuem circunstancialmente relações entre si, são absolutamente legais e não são incorretas sob o ponto de vista moral. Essas pessoas foram nomeadas pelo governador, não por nenhum eventual conhecido que faz parte do governo, em razão de suas aptidões para o cargo. E o governador não nomeou nenhum parente seu para o governo. 

Quando a imprensa saudosista alimenta esse factoide, a sua intenção é tentar descredibilizar o conteúdo mudancista desse governo, como se estivéssemos repetindo práticas que condenamos no passado. Mas nós não vamos deixar de responder a essa manobra. O Maranhão está mudando, sim. 

A era que terminou com o último governo foi marcada pela utilização de fundos públicos para ostentação dos governantes. Foi marcada também pela utilização de fundos públicos para favorecer negócios privados não só dos amigos, mas da própria ex-governadora, como é claro e notório na aplicação de verbas públicas de publicidade na sua própria empresa. Essas práticas sim constituem favorecimento, utilização de recursos públicos para atender interesses privados do próprio governante, a clássica definição do que é o patrimonialismo. 

Isso tudo está acabando no nosso governo. Estamos eliminando as terceirizações das empresas que eram “amigas” dos governantes, estruturando melhor o nosso serviço público, não permitimos nenhum caso de nepotismo, e nenhum grupo que tenha parentesco com o governador tem nem terá nenhum negócio com o governo, e a mesma regra se aplicará a cada secretário em suas respectivas áreas. 

Sim, o Maranhão está mudando, e uma dessas mudanças é instaurar plenamente as melhores práticas republicanas. Pena que alguns ingênuos bem-intencionados não se deem conta disso, e de maneira desapercebida acabem fazendo o jogo de quem esteve tanto tempo no poder, e tanto mal fez ao nosso Maranhão. 


Othelino Neto
Deputado Estadual

Do Portal Vermelho

Senador Roberto Rocha toma posse amanhã.


O dia de amanhã 01 de fevereiro de 2015 ficará marcado na historia do Maranhão, pois será o dia que o senador Roberto Rocha o primeiro a ser eleito pela oposição no Estado tomará posse.
Senador Roberto Rocha entregando a carta de renuncia ao
 prefeito Edivaldo Holanda Jr

Na manhã de ontem (30) o senador Roberto Rocha renunciou ao cargo de vice-prefeito de São Luis, entregando a carta de renuncia ao prefeito Edivaldo Holanda Junior.  Ontem (30) mesmo Roberto Rocha viajou para Brasília onde fez o seu cadastro biométrico no Senado.
O senador Roberto Rocha assume o mandato na intenção de construir junto ao governador Flavio Dino um Maranhão mais justo.

Senador Roberto Rocha fazendo o cadastramento biométrico

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Dr. Werberth é o mais novo dentista de Tuntum.

O Blog do Pedro Jorge parabeniza o jovem Werbeth Bruno de Sousa pela sua formatura em odontologia pela FACID.

Werbeth é sertanejo do povoado São Miguel e filho da professora Antônia Marlene Costa de Sousa e do produtor rural Ernane Gomes de Sousa. 

Caminhoneiro que trabalhava carregando passageiro em Tuntum é assassinado na estrada do Sertão

Mais um crime bárbaro em Tuntum. Mataram hoje cedo por volta da 4 horas da manhã próximo a Faz. Alternativa o Sr Gilson Sousa Silva de 40 anos, conhecido como Bacana.
Bacana era morador do povoado Santa Rosa no município de Tuntum e trabalhava carregando passageiro a mais de 10 anos, daquele povoa a sede de Tuntum.

Segundo informações de passageiros que estavam no caminhão, dois homens pediram parada na frente da portaria da fazenda, e ao subir na carroceria do caminhão dispararam um tiro pelo vidro traseiro do veiculo, que atingiu a nuca do Bacana. As mesmas pessoas disseram ainda que após atirarem os bandidos disseram que era um assalto e carregaram a carteira do motorista. Ate o presente momento não se tem noticias dos matadores, pois o loca onde ocorreu o crime fica a 60 km da sede e tem vários caminhos que facilitam a fuga.






quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O Ministério Público do Maranhão obriga Prefeitura de Presidente Dutra a regularizar imediatamente o repasse ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente






O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Presidente Dutra, ajuizou em 22 de janeiro, Ação Civil Pública com pedido de liminar para obrigar o Município a regularizar, em caráter de urgência, repasses, bem como o pagamento das parcelas em atraso do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), em débito desde julho de 2012.
Na ACP, assinada pelo promotor de justiça Rosalvo Bezerra de Lima Filho, o Ministério Público pede à Justiça que o Município de Presidente Dutra regularize, imediatamente, o repasse ao FMDCA, previsto na Lei Municipal nº 497/2013, e no artigo 227 da Constituição Federal. A falta dos repasses impede que o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMCA) implemente políticas públicas e institucionais na defesa dos direitos da criança e do adolescente.
A ação é fundamentada no processo administrativo instaurado, após denúncias feitas às Promotorias de Justiça de Presidente Dutra, que apurou a falta de pagamento dos repasses pelo Município. Os recursos são necessários para o adequado funcionamento da rede de Proteção à Criança e Adolescente no Município.
PEDIDOS
A manifestação pede à Justiça a condenação do Município para que pague as parcelas em atraso do repasse, no percentual de 1% do Fundo de Participação do Município (FPM), quanto aos respectivos períodos fiscais em atraso, requerendo, se necessário, a penhora das verbas municipais e o afastamento do prefeito do cargo até o efetivo cumprimento da decisão judicial.

A ação ainda requer o repasse compulsório das verbas municipais destinadas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, visando a coibir futuros atrasos na transferência de valores correspondentes pelo ente municipal.

Roseana Sarney passa a ser investigada por delegados e procuradores da Lava-Jato

Sem foro privilegiado, a ex-governadora Roseana Sarney começa a ser investigada pelos procuradores e delegados encarregados da Operação Lava-Jato. O Maranhão está no centro de um furacão policial que apura o maior escândalo de corrupção da história do Brasil. Não está solitária a ex-governadora, pois somam-se a ela os mais de oitenta políticos e autoridades citados nas delações premiadas de funcionários públicos, executivos de grandes empreiteiras e doleiros incursos no processo judicial que corre em Curitiba.
A prerrogativa de função, na verdade um artifício da impunidade destinado a burlar o julgamento da verdadeira Justiça, não está mais ao alcance da governante que deixou o cargo e a vida pública logo assim que estourou o escândalo da UTC-Constran. Sabe-se, agora, uma impressionante “comissão” de R$ 10 milhões viajou milhares de quilômetros em lombos de mulas para, provavelmente, ser repartida entre um doleiro e funcionários do alto escalão do governo Roseana Sarney, sendo ela uma das principais suspeitas nas conclusões da Polícia Federal.
É de se imaginar o que possa ter acontecido no Palácio dos Leões nesses anos todos, pois ao estrebuchar dos que ameaçam o doleiro na cadeia com a Justiça, fica a imagem de um governo resvalando no submundo dos trambiques, da desonestidade, da falta de respeito e da insensatez. E o Maranhão, no caso, é apenas um exemplo do que se soube estar acontecendo no Brasil depois de descoberta a corrosiva organização criminosa que agia na Petrobrás. E ninguém se espante se a Operação Lava-Jato encontrar tesouros desaparecidos nos canteiros da malfadada Refinaria Premium, a bomba de petróleo de Bacabeira que jamais aconteceu.
Em algum momento o legislador brasileiro, driblando os princípios da presunção de inocência, criou os mais intransponíveis artifícios jurídicos para tornar impune o enriquecimento ilícito. Um deles, sem dúvida, é o foro privilegiado, que retira da sociedade maculada o direito de julgar quem transgride suas leis. Sem essa prerrogativa, Roseana Sarney e outros tantos estão ao alcance da Justiça do Maranhão.
Não se tome esse fato, porém, à luz das disputas paroquiais ou apenas como sobejos de nossa vergonha e de nossa revolta. O que aconteceu aqui vem acontecendo, há muito tempo, no país inteiro. Há que se bradar com todas as forças contra o poder da corrupção, criar no povo brasileiro uma nova consciência política, antes que o oportuno destrua a democracia e os tiranos mais uma vez ponham fim à nossa liberdade. É, afinal, extenuante a sensação de que quadrilheiros, propineiros e doleiros governam este país.

Uma primeira lição é não mais permitir que ninguém, sustentando-se em recursos, embargos em artifícios, fique fora do alcance da Justiça. Nem ela mesma. A permissividade com que agem essas quadrilhas, a facilidade com que corrompem e se corrompe o poder público, bastam para fazer entender que o Brasil está sendo vítima de corrosão institucional.
Do Blog Maranhão da Gente

Lançada a programação de um dos maiores carnavais do interior do Maranhão.


Vem ai melhor e maior carnaval da historia de Tuntum realizado pelo prefeito Tema, com a organização da Secretaria Municipal de Cultura, secretário Lindomar Alencar, de 14 a 17 de fevereiro, com a participação de grandes bandas, entre elas CHICABANA, Matheus Fernandes, Pirô Papa. Swing da Madame, Mizael Teixeira, Batuque Tuntum, Essência do Forró e SamaCeuma.
O Carnaval 2015 de Tuntum terá na sua  abertura no sábado 14 a participação da Banda Pirô Papa e Mizael Teixeira.
Domingo dia 15: Matheus Fernandes e Swing da Madame
Segunda dia 16: CHICABANA
Terça dia 17: SambaCeuma.
Durante todos os dias de Momo teremos as bandas locais Essência do Forró e Batuque Tuntum.
E vem surpresa por ai...
Princesinha do sertão merece.


Hospital Municipal Nossa Senhora da Consolação em Colinas está abandonado.




Hoje este blog foi procurado através do whatsapp por uma irmã de uma paciente que precisou de atendimento medico no Hospital Municipal Nossa Senhora da Consolação em Colinas e não foi atendida. Segundo informações recebidas por este blog, falta de tudo no hospital municipal, inclusive medicamentos. Alguns paciente que tem condições estão saindo para Teresina ou São Luis, e os que não têm estão apelando para sorte, pois o descaso é grande.

A saúde em Colinas que era para ser referência na região, pois o prefeito Dr. Antonio Carlos fez sua campanha dizendo que faria em Colinas a melhor saúde do Maranhão, hoje não passa de lamentável.  O Hospital Municipal Nossa Senhora da Consolação está atendendo precariamente, faltando tudo inclusive médicos e enfermeiro, com equipamentos quebrados, banheiros deteriorados e alguns até entupidos. Desta forma o hospital municipal de Colinas não tem  as mínimas condições humanas.





Vice-governador Carlos Brandão recebe representante da EMBRAPA


Representes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), entre eles o chefe-geral Valdemício Ferreira, o chefe adjunto de administração João Zonta e o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento Eugênio Emérito, estiveram reunidos com o vice-governador Carlos Bandão, para tratar das atividades desenvolvidas pela EMBRAPA no Estado, alem das propostas de parcerias com o Governo do Estado.  

Jefferson Portela afirma que a criminalidade vai baixar e anuncia novas ações contra o crime organizado.


 O secretário de Segurança Pública, delegado Jefferson Portela, garante que a criminalidade no Estado vai baixar, a partir de fevereiro, graças às ações adotadas pelo Governo Flávio Dino para garantir a repressão ao tráfico e à atuação de quadrilhas, com policiamento ostensivo e enfrentamento do banditismo.

Portela disse que a convocação de mil aprovados no último concurso da Polícia Militar, anunciada pelo governador quando assumiu, vai ajudar a desafogar, mas que o Estado precisará de mais policiais.
CONVOCAÇÃO – Enquanto isso, o secretário revelou que serão colocados nas ruas outros 500 policiais que estavam no serviço interno do Sistema de Segurança, para permitir a atuação ainda mais intensa nas áreas mais críticas da criminalidade na Ilha e no resto do Estado.
O secretário contou que a colocação de 500 policiais no trabalho externo vai ser possível com a convocação, através de seletivo, de 500 policiais reformados ganhando até 50 por cento do provento, para substituir os da ativa, no serviço interno da secretaria.
PRESO À BUROCRACIA – Disse ainda que as ações contra grandes líderes do crime organizado serviram para começar a desarticular essas facções e que a polícia vai continuar agindo duro, no sentido de oferecer um Estado com melhor qualidade de vida para a população.
“As perspectivas são boa para a área de segurança do nosso Estado”, assegurou.
Também anunciou parceria com outras polícias, a exemplo da Rodoviária, para impedir a entrada de drogas no Estado. Várias ações conjuntas serão realizadas nos próximos dias.
Jefferson Portela afirmou que a valorização profissional está dando um gás extra aos policiais, para que participem de forma efetiva dessas ações. De acordo com ele, muitos passavam de dez a 15 anos sem qualquer promoção, o que desmotivava, mas que esses problemas serão sanados.

O secretário confessou que ainda se sente amarrado, gastando muito tempo assinando papelada herdada da burocracia, mas que pretende dedicar a maior parte do tempo como secretário, nas ruas, acompanhando de perto as operações 
De Waldemar Ter

Prefeito de Tuntum, Dr. Tema repassa integralmente aumento de salario para os professores

Prefeito Tema com o secretário de educação Antonio dos Reis
Em Tuntum o prefeito Dr Tema procurando cada vez mais melhorar a qualidade da educação no município, cumpriu integralmente o aumento salarial dos professores da rede publica municipal, a sim como fez o governador Flavio Dino na rede publica estadual.
Só que em Tuntum os professores já recebia mais de 8% a cima do piso salarial da categoria, com isso ele poderia ter apenas feito o complemento. Porem o prefeito Tema preferiu repassar o aumento no seu total de 13,01%, desta forma o professor em Tuntum continuara recebem um salário a cima do piso nacional

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Pastor é preso em uma Hilux SW4 lotada de dinheiro, arma e drogas em Raposa




IMG-20150128-WA0161
Polícia Militar conduziu o veículo até a Delegacia de Raposa, na Praça Central.
A Polícia Militar de Raposa prendeu na tarde desta quarta-feira 28/01, um homem em um veículo Toyota Hilux SW4, de cor prata, quando trafegava pela avenida principal da cidade. O suspeito disse para os militares que é pastor de uma igreja evangélica.
Com ele a polícia apreendeu uma pistola, munições, drogas embaladas para a venda, além de uma grande quantia em dinheiro e jóias. O veículo e o condutor foram levados para a delegacia especial de Raposa, no Centro.
A polícia confirmou que a placa do veículo NWV-0008 é adulterada.
Do Blog do Domingos Costa

Flavio Dino garante pagamento de servidores do Estado no próximo dia 31

O governador Flávio Dino determinou o pagamento dos servidores para o próximo sábado (31). Previsto para o dia 3 de fevereiro, o pagamento ainda no mês de janeiro beneficiará cerca de 112 mil servidores ativos e inativos.
“Após adotarmos medidas austeras como reduzir os gastos com custeio da administração tivemos condições de garantir o pagamento ainda no mês trabalhado. Conforme asseguramos antes, sempre que o governo tiver disponibilidade financeira vamos realizar o pagamento dos servidores no mês trabalhado. A valorização dos servidores públicos é um compromisso de nossa gestão”, disse o governador.
O governo passado deixou saldo de R$ 24 milhões em caixa e uma dívida de cerca de R$ 1,3 bilhão, com uma grande parcela dos pagamentos vencidas e outras vencendo neste mês de janeiro. Ainda assim, após a determinação do governador de contingenciamento de 30% do custeio do tesouro, a redução dos contratos vigentes e a melhor aplicação dos recursos públicos, 112 mil servidores receberão os salários no dia 31 de janeiro.
“A antecipação só foi possível devido ao corte de 30% do custeio e revisão dos contratos determinados pelo governador Flávio Dino”, explicou a secretária Cynthia Mota (Planejamento).
Entre os servidores que compõem a estrutura da administração estadual, 74 mil são ativos – entre efetivos, comissionados e temporários das administrações direta e indireta – e 38 mil inativos, considerando aposentados e pensionistas.
De acordo com o secretário Felipe Camarão (Gestão e Previdência) o calendário divulgado anteriormente permanece inalterado. “Sabemos da importância do servidor para a garantia dos serviços públicos com qualidade à população e a diretriz do governador Flávio Dino é que todos os esforços sejam feitos para que possamos pagar os vencimentos no mês trabalhado. No entanto, não podemos antecipar com precisão a estimativa de receitas do Estado e isto faz com que haja necessidade de mantermos, por enquanto, o calendário de pagamento previamente divulgado”, disse.
De Leandro Miranda/Marrapá

Ruas de Alto Alegre viram pastos para criação de animais.


Alguns criadores de animais estão se aproveitando da inoperância da Prefeitura de Alto Alegre do Maranhão e transformando as ruas da cidade em pastos para criação de gado, cavalos, jumentos e ate porcos.

Todos nós sabemos que estes animais têm que serem criados em propriedades devidamente cercadas e não podem de maneira alguma ficar trafegando pelas ruas, pois além de deteriorar o patrimônio publico, colocam em risco a integridade física da população.

Já há algum tempo o prefeito Maninho vem prometendo tomar providencia, porém nada faz, mostrando cada vez mais que Alto Alegre é um município abandonado pelo poder público municipal.  





Fonte Blog do Garreto/ Fotografias do Blog do Garreto

Juiz libera informações da Lava-Jato ao governo do Maranhão

roseana_sarneyO juiz federal Sérgio Moro acatou o pedido da Secretaria de Transparência e Controle do Maranhão e liberou as informações sobre o pagamento feito pelo governo do estado à Constran, alvo da investigação da Operação Lava-Jato.
Para o juiz há indícios de que teria havido ajuste de pagamento de vantagem indevida a servidores públicos, ou seja, pagamento de propina para a liberação dos precatórios da Constran e que existe a “possível participação nos fatos da então Governadora Roseana Sarney”.
“Nessas condições e para evitar o pagamento de novos recursos públicos à empresa UTC/Constran pelo acordo eivado de suspeita, defiro, exclusivamente para fins cíveis e administrativos, o compartilhamento das provas com a Secretaria de Transparência e Controle do Estado do Maranhão, bem como para fins de instrução da ação popular 22918-54.2014.81.00001”, determinou o magistrado.
decisão








































Do Blog do Clodoaldo Corrêa

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

São Raimundo do Doca Bezerra marca presença no lançamento do Programa Mais IDH.


Foi lançado nesta segunda-feira (26), pelo governador Flavio Dino, o programa mais IDH, o evento foi realizado no palácio do governo. O evento contou com a participação do vice-governador Carlos Brandão e todo o secretariado do governo envolvido no programa mais IDH.  
O município de São Raimundo do Doca Bezerra, que está incluído entre os que receberão ações para melhoramento do IDH, esteve presente representado pilo seu vice-prefeito Mavio Rocha, o   presidente do sindicato dos trabalhadores rurais vereador Eliezio e presidente da colônia de pescadores Gilson.

O programa mais IDH é uma promessa de campanha do governador Flavio Dino e visa melhorar a qualidade de vida de toda população dos municípios mais pobres do Maranhão.

Filha de Presidente Dutra no Governo Flavio Dino


A Secretaria de Estado Adjunta da Mulher está sendo ocupada pela presidutrense Susan Lucena, advogada, graduada em Filosofia pela UFMA (onde também estuda jornalismo), pós-graduanda em Direito Administrativo e pós-graduada em Direito Previdenciário.
A adjunta é filha da economista Terezinha Lucena e do político Chicão (in memoria), e irmã de Ricardo Lucena, presidente do PCdoB de Presidente Dutra e coordenador da campanha de Flávio Dino na região.
Susan Lucena é militante do PCdoB desde 2001, quando iniciou sua participação no movimento estudantil. Foi presidente do Centro Acadêmico de Filosofia, representante estudantil em Assembleias Departamentais e nos colegiados dos cursos de Filosofia e Jornalismo. Foi membro do Diretório Central dos Estudantes da UFMA e Diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), além de Dirigente da União da Juventude Socialista (UJS) no Maranhão e dos Diretórios Municipal (São Luís) e Estadual (Maranhão) do PCdoB.
Participou ativamente de todas as campanhas eleitorais de Flávio Dino desde 2006, quando o governador eleito deixou a magistratura. Compôs sua assessoria na Câmara dos Deputados e participou da coordenação de todas as suas campanhas eleitorais. Nesta última e vitoriosa eleição, participou da equipe jurídica da Coligação Todos pelo Maranhão e da Coordenação de Fiscalização.
Nossa conterrânea atuará em defesa das mulheres do nosso Estado ao lado da pedagoga Laurinda Pinto, Secretária de Estado da Mulher, ex-Coordenadora Municipal da Mulher de São Luís/MA e ex-presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina - que também iniciou sua vida política no Movimento Estudantil da UFMA.

Desejamos à representante da nossa região, juntamente com Laurinda Pinto, uma excelente gestão no governo Flávio Dino, para que possam fortalecer as lutas de todas as mulheres do Maranhão.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Abertas inscrições para contratação temporária de professores do Maranhão


Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições do processo seletivo simplificado para a contratação temporária de professores no estado do Maranhão. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo site da Secretaria de Educação até às 23:59 horas da próxima quinta-feira (29).
O processo seletivo será composto pela avaliação curricular de títulos e avaliação da experiência profissional na área de docência.
O recebimento de títulos em São Luís ocorrerá a partir dessa terça-feira (27),  no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga, para candidatos de São Luís. Nos demais municípios, a entrega deverá ser feita na Unidade Regional de Ensino (URE) correspondente à localidade escolhida para disputa de vaga.
O seletivo visa atender as modalidades Ensino Médio Regular, EJA, Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (Emiep).  As disciplinas com maiores demandas são, respectivamente, Física, Química, Biologia e Matemática.
Do número total de vagas oferecidas, 20% destinam-se às escolas de São Luís e as outras 80% serão distribuídas para o interior do estado, de acordo com as necessidades regionais. O resultado do seletivo deverá ser divulgado no início de março. Já o ano letivo de 2015 começará a partir do dia 9 de março na rede estadual de ensino.

Do G1 Maranhão

Sampaio vence o Náutico e é campeão da Super Copa Maranhão

Sampaio domina, vence Náutico e é campeão da Super Copa Maranhão (Foto: Biaman Prado / O Estado)Sampaio bate Náutico e é campeão da Super Copa Maranhão (Foto: Biaman Prado / O Estado)
Não foi um jogo brilhante, longe disso. No entanto, o Sampaio Corrêa fez o suficiente para vencer o Náutico por 1 a 0, na noite deste domingo, e conquistou a Super Copa do Maranhão. Jogando em casa, a equipe Tricolor conseguiu neutralizar as investidas do Alvirrubro pernambucano e conquistou o primeiro título da temporada. O gol do confronto foi marcado por Válber, que surpreendeu a defesa adversária ao aparecer na área para marcar dar o título aos donos da casa..

Após a conquista, o Sampaio segue em preparação para as estreias no Campeonato Maranhense e na Copa do Nordeste nos dias 1 e 4 de fevereiro, respectivamente. O primeiro desafio no Estadual é fora de casa, contra o Santa Quitéria, no estádio Rodrigão, na cidade homônima. Três dias depois recebe o Sport no primeiro desafio pelo grupo B do Nordestão. Enquanto isso, o Náutico começa os preparativos para enfrentar o Salgueiro, pela Copa do Nordeste. As duas equipes pernambucanas se enfrentam no próximo dia 3 de fevereiro, as  22h45 (horário de Brasília), na Arena Pernambuco. 
Sampaio domina, vence Náutico e é campeão da Super Copa Maranhão (Foto: Biaman Prado/O Estado)Sampaio domina, vence Náutico e é campeão da Super Copa Maranhão (Foto: Biaman Prado/O Estado)

Domínio tricolor
O Sampaio teve mais posse de bola e muita objetividade no primeiro tempo. Com boa troca de passes e investindo na velocidade dos laterais, a equipe maranhense criou diversas oportunidades para abrir o placar. O Náutico, por sua vez, não conseguiu criar lances de perigo quando se lançava ao ataque. Com os pernambucanos pressionados, o gol da Bolívia era questão de tempo. E aos 30 minutos, Gil Mineiro encontrou o meia Válber, que só teve o trabalho de desviar de cabeça para abrir o placar.

Segundo tempo alvirrubro

No segundo tempo, os donos da casa não conseguiram manter o ritmo. Com uma marcação avançada e saindo mais para o jogo, o time pernambucano chegava à área tricolor com mais facilidade e em uma dessas oportunidades chegou empatar, mas o árbitro invalidou o gol alegando impedimento. O lance animou os alvirrubros, mas a falta de objetividade da equipe comandada por Moacir Júnior impediu a reação do Timbu, que saiu de campo derrotado.
G1 Maranhão

domingo, 25 de janeiro de 2015

Governador concede anistia de multas e juros para regularização de IPVA


O governador Flávio Dino assinou a Medida Provisória nº 188/2015 concedendo redução de 100% das multas e dos juros moratórios de débitos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referentes aos exercícios de anos anteriores a 2015, desde que pagos integralmente em parcela única até o dia 5 de junho deste ano.
Com a medida, os proprietários de veículos automotores que possuem débitos de IPVA, inscritos ou não em dívida ativa, poderão regularizar a situação e obter o documento de licenciamento dos veículos. A Sefaz informa que os proprietários devem emitir o documento de arrecadação, com o código de barras, pelo endereço:portal.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/jsp/principal/principal.jsf.
No portal, o interessado deve clicar no ícone DARE, marcar a opção ‘Contribuinte do IPVA’ e informar o RENAVAM do veículo. Com o documento impresso, o imposto com a redução de 100% da multa e dos juros poderá ser pago no Banco do Brasil e em seus correspondentes.
Segundo o secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves, os proprietários de veículos que possuem débitos do IPVA já foram notificados. Com este procedimento, os contribuintes devedores que não regularizarem a situação terão os débitos inscritos na dívida ativa estadual e convertidos em títulos executáveis judicialmente. Os devedores também serão incluídos no cadastro restritivo da Serasa.
Parcelamento
A Sefaz informa que os contribuintes poderão regularizar a situação através do parcelamento da dívida, embora nesse caso não seja concedido o benefício de redução da multa e dos juros.
O parcelamento poderá ser realizado em até 12 vezes, desde que a parcela mínima não seja inferior a R$ 30 para motocicletas e similares, e a R$ 100 para os demais veículos automotores. O parcelamento deverá ser solicitado nas agências de atendimento da Sefaz, onde o contribuinte inadimplente assinará o Termo de parcelamento.
Do Blog Maranhão da Gente

Grande Louvor para agradecer mais um ano de Lindomar


O dia de ontem (24) foi um dia especial, o nosso amigo Lindomar Alencar completou mais um ano e para comemorar realizou em sua residência no Canto Bom um Grande Louvor na presença de seus familiares, amigos mais próximos e dos grupos Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e Renovação Carismática Católica no qual faz parte.

O momento foi de muita emoção, onde vários amigos de Lindomar  prestaram lindas e merecidas homenagem.