.

.

domingo, 31 de maio de 2015

São Domingos do Maranhão comemora o Dia Mundial do Brincar

Foi comemorado nesta sexta-feira (29), nas creches e várias escolas de São Domingos do Maranhão, o Dia do Brincar, com oficinas de brinquedos de sucata e diversas brincadeiras tradicionais como pular corda, brincar de casinha, de bonecas de pano, de carrinhos de lata, cavalinhos feitos de cabo de vassoura e diversas brincadeiras que remontam ao tempo dos nossos pais e avós.
O Dia Mundial do Brincar foi instituído pela Unesco-ONU na Conferência Internacional de Brinquedotecas, em 28 de maio de 1999, para chamar a atenção dos adultos para esse direito e dever das crianças que é o de brincar! Em vários países essa data é levada a sério por reconhecerem que o brincar é fundamental para o desenvolvimento e crescimento das crianças.
Por isso, a importância de lugares como as brinquedotecas que oferecem espaços e diversão. O direito de brincar está contido no Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança (CDC) e foi referendado pelo Comitê dos Direitos da Criança, com a aprovação do Comentário Geral em 01/02/2013.
Os países signatários, dentre os quais o Brasil devem, a cada cinco anos, enviar um relatório ao Comitê, sobre o progresso realizado, em relação aos direitos das crianças, em seus respectivos países. O Artigo 31 da CDC reconhece o direito de cada criança ao descanso, lazer, jogos, atividades recreativas e livres e plena participação na vida cultural e artística.

No entanto, o Comitê sobre os Direitos da Criança entende que, para muitas crianças ao redor do mundo, esses direitos não recebem muita atenção. E, mesmo onde há esse reconhecimento, ele tende a focar em atividades estruturadas e organizadas, mais do que permitir o brincar livre e espontâneo, e a criatividade. Além disso, o aumento das populações urbanas, o papel crescente das comunicações eletrônicas, a comercialização da oferta do brincar, o trabalho infantil, a violência urbana e as crescentes demandas educacionais estão afetando de forma negativa o direito da criança brincar.









Assessoria da Secretaria Municipal de Educação de São Domingos

Veja o video do momento exato do acidente que tira a vida de mais um jovem em Tuntum.

video

Tubarão vence campeonato de futebol em Graça Aranha provido por Railton Soares



Em um jogo de muita emoção com muitos gols o Tubarão vence o Cunduru por 8 a 3 e é o campeão do I Campeonato de Futebol do Conduru em Graça Aranha.
A competição contou com 13 equipes e durou por mais de 3 meses. Durante a competição o movimento levou centenas de pessoas ao povoado melhorando a economia local.

O campeonato foi organizado pelo professor Antonio Alves e pelo vereador Railton Soares um grande amante do esporte, com apoio total dos amigos prefeito Kleber Tratorzão e prefeito Vílson Andrade o Mineral.




Mais um jovem perde a vida em acidente em Tuntum.


Um grave acidente entre  uma moto Honda 125 e uma picape  Saveiro na esquina das Ruas São Raimundo e Ariston Leda em frente ao posto Juliana por volta das 23 horas de ontem (30) tirou a vida do jovem Raiadson Rocha Moraes de apenas 17 anos.
Raiadson vinha na Rua São Raimundo quando colidiu com a Saveiro,  o choque entre os veículos foi muito forte, e ele foi arremessado a metros do local. Raiadson ainda foi levado para o Hospital Socorrão de Presidente Dutra onde foi a óbito.

O velório do jovem Raiadson Rocha de Moraes será na residência de seus familiares na Travessa Laranjeira no Tuntum de Cima.

sábado, 30 de maio de 2015

Projeto de Lei do Plano Municipal de Educação de São Domingos do Maranhão é protocolado na Câmara de Vereadores


Segundo determina a Lei Federal foi dado entrada e protocolado na ultima quinta-feira (28) pela Secretaria Municipal de Educação de São Domingos do Maranhão, o Projeto de Lei do Plano Municipal de Educação (PME) na Câmara de Vereadores. Na ocasião a secretária municipal de educação Márcia Mariano represento o prefeito Kleber Andrade o Tratorzão.  
Agora a Projeto de Lei do PME vai passar por apreciação nas comissões e em seguida será votado. Após a aprovação a Lei deverá ser sancionada pelo prefeito Kleber Andrade o Tratorzão.
O ato contou com a presença dos componentes do Fórum Permanente de Educação e da Comissão Técnica da Secretaria de Educação. PME terá validade de dez anos sendo de 2015 a 2025.



sexta-feira, 29 de maio de 2015

Projeto Soletrando e Aprendendo da Secretaria Municipal de Educação é sucesso nas escolas de Tuntum.

O projeto Soletrando e Aprendendo, está sendo desenvolvido nas escolas da rede publica municipal de Tuntum entre os últimos anos do Ensino Médio.
Nesta etapa todas as escolas municipais estão realizando as semifinais.

Na ultima quinta-feira (28) a escola Izabel Cafeteira, no bairro Tuntum de Cima realizou sua etapa da semifinal e teve como vencedora a aluna Ellen Cristina que irá participar da grande final. 

O projeto tem apoio total do prefeito Tema, que busca sempre melhorar a qualidade de aprendizagem no município.














URE de Presidente Dutra realiza capacitação profissional.


A Unidade Regional da Educação (URE) de Presidente Dutra que tem como gestora a professora Maria das Graças e diretora a professora Elizangela Pereira realizou durante o dia de ontem (28) o encontro de orientadores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM).

Estavam presentes no encontro a coordenadora estadual PNEM  professora Lindalva Maciel, o professor Manoel Barros coordenador adjunto, a professora Marileide Santos Costa representando a Secretaria estadual de Educação (SEDUC).



quinta-feira, 28 de maio de 2015

CIRETRAN de Presidente Dutra realiza campanha de conscientização "Maio Amarelo".


Foi realizada na tarde desta quinta-feira (28) pelo CIRETRAN de Presidente Dutra sobre o comando da diretora Maria Leite uma caminhada de conscientização da população sobre os perigos em acidentes de trânsitos.
Centenas de pessoas participaram da caminhada que ainda teve palestra de orientação sobre a campanha “Maio Amarelo” que tem como objetivo diminuir a quantidade de acidentes de transito.

Estavam presentes também na caminhada o superintendente de articulação política da região Ricardo Lucena e seus adjuntos Railton Soares, Zé Balera e Rogério Pereira, o gestor da regional da saúde Dr. Orlando, a diretora URE Elizangela Pereira e o vereador Ronaldo de Jatobá entre outros.