terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Secretaria de Saúde de Tuntum inicia combate ao mosquito transmissor da Dengue.


Como havia prometido a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação da Vigilância Epidemiológica, foi deflagrada hoje na Vila Luisão a primeira mobilização de combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica, a beira de provocar uma epidemia em todo território nacional, além de está causando outros sérios problemas à saúde pública.

O ato foi iniciado com a presença maciça dos principais atores da guerra ao mosquito, os Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, além do apoio da equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e dos funcionários da Unidade Básica de Saúde (USB) do bairro. Os profissionais inseridos no trabalho preventivo percorreram casas, ruas e até terrenos baldios coletando lixo e verificando locais com depósito de água. No decorrer da atividade os agentes e funcionários entregaram folhetos informativos e dialogaram com os moradores sobre os riscos e os cuidados que se deve ter nesse momento de extrema atenção com o mosquito causador dos três tipos enfermidades que já vai causando muitos óbitos Brasil a fora.


Atento e vigilante sobre os resultados das mobilizações que serão realizadas na sede e zona rural até o mês de março, o secretário de Saúde, Rawlley Tavares, entende que a luta não é pequena, mas que poderá ser vencida com o apoio da sociedade. "A luta não é pequena, porém venceremos o mosquito com a colaboração de todos", afirmou.


A campanha está sendo desencadeada em todo território nacional com o apoio do Ministério da Saúde, principalmente com maior intensidade nas áreas de risco, como Tuntum e a maioria dos municípios da região. Coordenaram as ações, Francinaldo Teixeira, coordenador da Vigilância Epidemiológica, Geová Brasil e a enfermeira Nivya Barbosa. 
 

Do Blog do Lobão    

Nenhum comentário:

.

.