terça-feira, 15 de março de 2016

Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças é inaugurado

Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças é inaugurado
O Governo do Estado inaugurou, nesta segunda-feira (14), o primeiro Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar). A unidade prestará tratamento especializado às crianças com microcefalia em São Luís e funcionará em um prédio anexo ao Complexo Materno-Infantil Dr. Juvêncio Mattos. O vice-presidente da Assembleia, Othelino Neto (PCdoB), e os deputados Dr. Levi Pontes (SD) e Ana do Gás (PRB) participaram da solenidade.
No Ninar serão disponibilizados tratamentos especializados com corpo clínico formado por pediatras, neuropediatras, oftalmologistas e geneticistas. A equipe multidisciplinar do centro é composta por fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, o Ninar servirá principalmente para o atendimento de crianças diagnosticadas com casos de microcefalia, mas também atenderá outros casos que afetam o sistema neurológico. “A ideia é que a gente possa estimulá-las para que, desde cedo, tenham esse desenvolvimento precoce”, completou.
A unidade atuará em três dimensões, sendo elas o cuidado no tratamento das crianças e acolhimento de suas famílias; a capacitação aos demais profissionais do Estado, tornando-os multiplicadores de conhecimentos; e, também, na dimensão da pesquisa sobre a microcefalia e demais doenças neurológicas.
“Nós temos cerca de 200 casos de microcefalia notificados no Maranhão e esse Centro de Referência vai cumprir esse papel de assistência, além de integrar uma rede de saúde pelos municípios e, também, vai servir como um centro de pesquisa”, ressaltou o governador Flávio Dino.
O vice-presidente da AL, deputado Othelino Neto, destacou que a inauguração do centro é um marco para o Maranhão. “O Maranhão é o primeiro a criar um centro de tratamento neurológico para as crianças diagnosticadas com microcefalia, além de atender também outros casos. Sabemos que quanto mais cedo elas forem tratadas, menores serão os efeitos na vida das crianças”, disse.
Os deputados Levi Pontes e Ana do Gás também elogiaram a iniciativa. “Agora o Maranhão conta com um serviço de ponta, que tanto meche com as famílias maranhenses. Vamos dar atenção especial aos casos de microcefalia, estimulando desde cedo o desenvolvimento das crianças”, afirmou o deputado Levi Pontes.
Call Center
O Ninar também vai disponibilizar um serviço de Call Center, por meio dos números telefônicos(98) 3232-6635 e 3232-6566 (que também aceitará ligações a cobrar), para o atendimento aos profissionais de saúde de todos os hospitais do Maranhão, permitindo que esses profissionais realizem as marcações de consultas e demais tratamentos das crianças de cada município. Será um canal aberto para troca de informação de todos os procedimentos, atendimento e encaminhamento.
Andressa Valadares/ Agência Assembleia

Nenhum comentário:

.

.