quarta-feira, 1 de junho de 2016

Programas e ações do Governo são avaliados durante Encontro das Superintendências Regionais do Maranhão

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), realizou o II Encontro das Superintendências Regionais do Maranhão, ao longo desta terça-feira (31). O evento reuniu os 31 superintendentes regionais e suas respectivas equipes para avaliar ações e planejar novas metas que serão desenvolvidas no âmbito da articulação política e gestão pública, além de atividades de capacitação.

As Superintendências Regionais do Maranhão foram implantadas no início da gestão do governador Flávio Dino para dar suporte às ações e programas do Governo do Estado em 31 regiões do Maranhão, permitindo que as atividades desenvolvidas alcancem os municípios próximos, beneficiando o maior número possível de maranhenses.

Também compete às Superintendências acompanhar a execução das políticas públicas, fortalecendo a participação popular no processo de monitoramento e controle social, além de articular e mobilizar o poder público e a sociedade civil local em torno da agenda governamental.

“As Superintendências representam a presença do Governo do Estado em cada uma das regiões e, por extensão, em cada um dos municípios do estado, para fiscalizar as ações do Governo, para ouvir a comunidade, para estabelecer relações institucionais com as cidades, de modo que, desde o início da gestão, tem sido uma experiência muito exitosa e constitui parte importante desta chamada estratégia mobilizadora, um Governo que faz mobilização social permanente”, pontuou o secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry.

Durante o encontro, os participantes fizeram um balanço do trabalho desenvolvido nas Superintendências Regionais do Maranhão. “Este encontro serve como balanço destes 15 meses que nós tivemos, fazendo uma retrospectiva para detectar onde erramos, onde avançamos e também para fazermos uma avaliação para o futuro. É uma experiência nova, do ponto de vista de Governo, e nosso balanço foi positivo”, relatou o secretário adjunto de Articulação Social da Secap, Ronaldo Chaves.

Participando ativamente das discussões, os superintendes puderam contribuir, apresentando críticas e sugestões. Foi o caso do superintende regional de articulação política de Miranda do Norte, Nando Aguiar. “O nosso trabalho tem sido muito bom e conciso, entre as secretarias do Governo do Estado e os municípios. A gente tem levado as ações do Governo às mais diferentes regiões, aos povoados, às camadas sociais que nunca tiveram acesso a nenhum tipo de política. Com o nosso trabalho, hoje temos a oportunidade de aproximar as pessoas do Governo”, ressaltou Nando Aguiar.

Opinião semelhante foi compartilhada por Sebastião Araújo, da Regional de Codó, que acredita que o II Encontro fortalecerá as ações que já estão sendo feitas. “As colocações feitas foram muito boas, mostra a presença marcante do Governo neste período e é evidente que o Governo reúne suas bases para discutir as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas nas regiões”, pontuou o superintendente.  

Superintendências

As Superintendências Regionais do Maranhão são órgãos públicos, vinculadas à Secap e instaladas em municípios escolhidos com base em parâmetros e indicadores socioeconômicos. As unidades formadas foram escolhidas pela agregação de municípios que possuem características ambientais, vocações produtivas, relações socioeconômicas e culturais semelhantes ou estabelecidas entre as cidades.

A definição da cidade polo levou em consideração a centralização de funções públicas, aspectos demográficos, sociais e econômicos, o sistema viário existente e a rede lógica de comunicação instalada, entre outras questões.

As 31 cidades que abrigam as Superintendências são: São Bento, Porto Franco, Presidente Dutra, Grajaú, Colinas, Chapadinha, Zé Doca, São Raimundo das Mangabeiras, Itapecuru, Rosário, Governador Nunes Freire, São Bernardo, Dom Pedro, Carutapera, Cururupu, Bacabal, Pedreiras, Timon, Pinheiro, Santa Inês, São João dos Patos, Imperatriz, Açailândia, Codó, Miranda do Norte, Balsas, Barra do Corda, Lago do Pedra, Viana, Barreirinhas e Caxias.




Nenhum comentário:

.

.