quarta-feira, 1 de junho de 2016

São Domingos do Maranhão realiza mais uma edição do Dia do Brincar

Foi realizada na manhã desta  terça-feira (31), na Praça Getúlio Vargas, em São Domingos do Maranhão, mais uma edição do Dia do Brincar. Neste ano, por ser no sábado (28), a comemoração foi transferida para o dia 31, considerando ainda a Semana do Brincar.
O evento reuniu crianças de três creches de São Domingos: Creche Municipal Mãe Zubina, Creche Municipal Professora Raimunda Lucena e Creche Municipal Adalgisa Lopes, além da participação de alunos de escolas visitantes, educadores e pais que prestigiaram e também se integraram às brincadeiras realizadas pelas crianças.
O município de São Domingos do Maranhão é referência em Educação Infantil com o funcionamento de 03 creches na sede do município, a implantação de um programa em parceria com instituições privadas que contemplam todas as escolas que oferecem o ensino infantil no município e que tem como base, o lúdico na vida da criança.
O Dia Mundial do Brincar foi instituído pela Unesco-ONU na Conferência Internacional de Brinquedotecas, em 28 de maio de 1999, para chamar a atenção dos adultos para esse direito e dever das crianças que é o de brincar. Em vários países essa data é levada a sério por reconhecerem que o brincar é fundamental para o desenvolvimento e crescimento das crianças.
Com o intuito de valorizar essa data no município e assegurar também esse direito na vida crianças de São Domingos, o prefeito, Kleber Andrade, o Tratorzão encaminhou à Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei nº 028/2016, instituindo o Dia Municipal do Brincar em São Domingos do Maranhão, que deverá constar no Calendário Oficial de Eventos do
Município, a ser comemorado todos os anos no dia 28 de Maio. Entre seus objetivos, o projeto prevê: promover atividades lúdicas e recreativas que envolvam as crianças, suas famílias e comunidades; resgatar e reinserir na vida das crianças, brincadeiras, canções e jogos de tradição local, regional e nacional; promover a cultura lúdica da infância no município; assegurar diversificadas oportunidades para que as crianças possam exercer o direito de brincar; entre outros objetivos.

O Projeto de Lei em tramitação na Câmara de Vereadores aguarda a posição dos vereadores para a sua aprovação e posterior sancionamento pelo Prefeito Municipal.

















Nenhum comentário:

.

.