quinta-feira, 14 de julho de 2016

Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara para um mandato de seis meses.

Com 285 votos, Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados. Maia derrotou Rogério Rosso (PSD-DF), que era considerado favorito, mas que recebeu 170 votos, no segundo turno da votação.
Maia teve o apoio da antiga oposição à presidente Dilma Roussef, incluindo partidos como PSDB e PPS. No entanto, apesar de ter se apresentado como fiel ao governo do presidente interino, Michel Temer, fez sua campanha também buscando votos de partidos da antiga base da presidente Dilma. Como argumento, usava sua contraposição ao chamado centrão, bloco também da base governista mas apontado como próximo a Cunha.

Maia chegou a ser cotado para ocupar a função de líder do governo Temer na Câmara, cargo importante por representar a orientação do Planalto nas votações. No entanto, Maia acabou preterido e o escolhido para ser líder de Temer foi André Moura (PSC-SE), aliado de Cunha e expoente do centrão.

Filho do ex-prefeito do Rio Cesar Maia, o deputado do DEM está em seu quinto mandato na Câmara. A mulher de Rodrigo Maia, Patrícia Vasconcelos, é enteada de Moreira Franco, uma das principais lideranças do PMDB e atualmente secretário executivo do Programa de Parcerias e Investimentos do governo interino.

Fonte Uol.

Nenhum comentário:

.

.