sábado, 13 de agosto de 2016

Equipe da Secretaria de Educação de São Domingos participa do IV Seminario do Programa Educação Infantil em São Paulo

Durante esta semana, uma equipe da Secretaria de Educação de São Domingos do Maranhão, formada pelas coordenadoras de creches Deusirene Pereira e Eva Arruda, além da nutricionista das creches municipais, Andréia Alves, que substituiu nesta viagem a psicóloga da Educação, Dra. Kellen Barros, titular do programa, participaram em São Paulo do IV Seminário do Programa de Educação Infantil, que aconteceu no período de 09 a 12 de agosto de 2016.
Durante o Seminário, o município de São Domingos do Maranhão, foi destaque com a apresentação dos resultados do Programa no município, principalmente na Cultura Escrita e Saúde e Bem Estar, temas trabalhados nas creches e escolas que atendem crianças matriculadas na Educação Infantil tanto na sede quanto na zona rural.

Além disso, a equipe levou também à São Paulo,  informações do município e também do estado, através de relatos, fotografias e a exposição de produtos da cultura local, citando os alimentos provenientes do côco babaçu e também do abacaxi, em forma de trabalhos artesanais produzidos nas creches de São Domingos. A exposição encantou a todos e o estande de São Domingos foi o mais visitado entre todas as regiões do Brasil.
O Programa de Educação Infantil foi implantado no município em 2015 e é uma parceria da Secretaria de Educação de São Domingos, na gestão da professora Marcia Cavalcante, Banco Santander, MEC e Instituto Avisa Lá e conta também com o apoio do prefeito Kléber Andrade, o Tratorzão.
A proposta do programa é sustentada em diferentes eixos pautados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 


No pedagógico, o foco da formação é o brincar, valorizando o jogo simbólico e a aproximação com a cultura escrita, de forma que faça sentido e tenha significado para a criança.

Na área de Gestão para Saúde e Bem-Estar, cuidar e educar na perspectiva de ser cuidado e aprender a cuidar do outro, em rotinas cotidianas tais como: lavagem de mãos, hidratação, servir-se à mesa e outras práticas.
Apenas 20 municípios brasileiros foram selecionados a participar desta 2ª edição do Programa, que vai de 2015 a 2017.  No Nordeste todo, somente 03 municípios, incluindo os 02 únicos do Maranhão que são: São Domingos e Imperatriz.
 O Instituto Avisa Lá é responsável pela formação da equipe técnica da Secretaria de Educação, que é formada por 02 técnicos da área da Educação e 01 profissional da área da Saúde, que a cada semestre participam de uma formação, através de Seminários realizados na cidade de São Paulo.
Ainda este ano, uma equipe de São Paulo, formada por representantes do Banco Santander e Instituto Avisa Lá, farão uma visita técnica às creches e escolas de Educação Infantil de São Domingos do Maranhão, com o objetivo de conferir o trabalho desenvolvido no município e os resultados da formação continuada dos professores de Educação Infantil, na prática pedagógica, que o Instituto coordena através do Termo de Compromisso celebrado entre o município de São Domingos do Maranhão e o Banco Santander para execução do Programa de Educação Infantil - PEI, em cooperação com o Ministério de Educação e sob a coordenação técnica do Instituto Avisa Lá.

Este é um programas educacionais de mais sucesso no município, porque existe comprometimento e dedicação de todos os envolvidos, técnicos da Semed, diretores escolares e professores que atuam na pré-escola. Contando também com o total apoio da Secretária de Educação, professora Márcia, do prefeito Tratorzão e da primeira dama Núbia Fonseca.






Nenhum comentário:

.

.