sábado, 24 de setembro de 2016

Parabéns São Domingos do Maranhão pelos seu 64 anos.





























São Domingos do Maranhão foi descoberto em 1894 por José Tibúrcio Feio, que se fixou com sua família à beira de uma lagoa que passaria a ser conhecida como Lagoa do Zé Feio. Com água em abundância e terras bastante férteis, o povoado fundado pelo pioneiro cresceu rapidamente, em especial a partir de 1932, com a chegada de famílias nordestinas. Em 1940, pelo Decreto-Lei municipal Nº 15, de 20 de janeiro desse ano, passou à condição de distrito do município de Colinas, com denominação de Pucumã, que conservou quando de sua elevação à categoria de vila em 1947. A 24 de setembro de 1952, pela Lei Nº 756, tornou-se cidade e sede do município de São Domingos do Maranhão, com territórios desmembrados de Colinas e Presidente Dutra. Seu primeiro prefeito (nomeado) foi Aluízio Brandão.

Cultura:

O atual prefeito Kleber Andrade, o Tratorzão tem realizado grandes investimentos na cultura local.

O carnaval de São Domingos do Maranhão é bastante conhecido por sua agitação jovialcom grandes blocos carnavalescos de rua e bandas locais e de outras regiões.

As festas Juninas também seguem o mesmo ritmo, com o objetivo de divulgar a nossa cultura e de permitir a todos os sandominguenses que conheçam e apreciem um pouco da riqueza cultura maranhense, existe o interesse de apresentar cada vez mais grupos folclóricos da região, como o Cacuriá de Dona Teté, entre outros.

Lazer:

A conhecida Lagoa do Zé Feio, local da cidade onde nos últimos anos houve uma elevada valorização, expandindo, assim, a área central da cidade, é hoje referência de lazer na cidade e região, rodeada de bares e restaurantes. Uma das boas fontes de lazer se dá também pelas caminhadas realizadas na orla da lagoa José Tibúrcio Feio, podendo ser feita a tarde ou pela manha, atraindo muitos moradores para um hábito sadio. Conta com as instalações do clube do Banco do Brasil AABB onde podemos encontrar piscinas adulto e infantil, campos de futebol e parque de diversões.

Economia:


A economia é baseada no comércio e na agricultura  conhecida como "terra do abacaxi", por seu grande o maior produtor do Maranhão e exportar para o todo o Brasil e até para o exterior. 

Nenhum comentário:

.

.