sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

09 de Dezembro, Dia do Fonoaudiólogo


Cada vez mais a fonoaudiologia vem mostrando sua eficácia, com atuação imprescindível em inúmeros tratamentos, em todos os “Ciclos da Vida”. Partindo do princípio da vida até a idade adulta,a especialidade tem fundamental importância já no atendimento ao recém-nascido, assim como longo da primeira infância.
O fonoaudiólogo é um profissional de Saúde, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua na promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva ,  linguagem oral e escrita, na voz, na fluência, na articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.
Em Tuntum, já contamos com o excelente trabalho da Dra. Denise Viana, que vem expandindo seu trabalho por toda região, seu trabalho já vem sendo reconhecido nas cidades vizinhas. A mesma atende pelo o município de Tuntum, município de São Domingos do Maranhão, e em seus consultório particulares FONOCLINICA em Tuntum e MEDICAL CENTER em Presidente Dutra.
Procedimentos feito pela  Fonoaudióloga:
Fonoterapia
Fonoterapia ou sessão fonoaudiológica: sessão terapêutica onde são tratadas as alterações detectadas na avaliação fonoaudiológica.
Audiometria Tonal e vocal
Exame que mede o grau de audição e é realizado em cabina acústica com equipamento denominado audiômetro. Através da audiometria é possível detectar perdas auditivas, e índice de percentual de reconhecimento da fala.
Teste da orelhinha
Obrigatório. A triagem auditiva, também conhecida como “teste da orelhinha”, ou audiometria neonatal, avalia a audição do recém-nascido e ajuda no diagnóstico de eventuais perdas. O exame é rápido e indolor. Um fonoaudiólogo coloca na parte externa do ouvido do bebê um pequeno fone acoplado a um aparelho audiométrico. Durante três a cinco minutos, o equipamento produz estímulos sonoros (as chamadas Emissões Otoacústicas Evocadas), capta seus ecos e processa as informações. Diante de qualquer alteração, a criança tem de ser submetida a exames complementares para confirmar ou não o quadro de deficiência auditiva. O diagnóstico precoce é vital para o melhor desenvolvimento de crianças com perdas auditivas, principalmente em relação à linguagem.
Teste da linguinha

Obrigatório desde o início de 2015, este teste tem o objetivo de detectar possíveis alterações no frênulo (uma fina membrana que liga a língua à parte inferior da boca). Popularmente conhecida como “freio”, essa membrana pode causar a famosa língua presa. Este exame também é muito simples: enquanto o bebê mama, um fonoaudiólogo  faz uma avaliação anatômica e da força de sucção. É importante lembrar que esse problema pode ir muito além da fala, afetando a sucção do leite, pois o bebê não consegue mamar da forma ideal, e, mais tarde, prejudicando a sua mastigação.

Nenhum comentário:

.

.