domingo, 31 de janeiro de 2016

Mais de 350 mil estudantes voltam às aulas nas escolas estaduais nesta segunda

Mais de 350 mil estudantes do Sistema Estadual de Ensino retornam nesta segunda-feira (1º), às salas de aulas das escolas estaduais nas 19 Unidades Regionais da Educação (UREs), para cumprir um calendário escolar de 200 dias letivos, com previsão de encerramento no dia 30 de dezembro.

“A expectativa é de otimismo, de esperança, até porque pela primeira vez na história da nossa escola, vamos
iniciar as aulas na data certa pra começar e pra terminar. Além de
termos uma proposta pedagógica clara para melhoria dos índices
educacionais, onde a gente vai ter acompanhamento e intervenções
pedagógicas,” ressaltou o professor de Biologia, Jaile Antônio Lopes da Silva dos Santos, do Centro de Ensino Arlindo Ferreira, localizado em Barra do Corda, durante a Jornada Pedagógica, que ocorreu em mais de mil escolas em todo o estado para avaliação e planejamento do ano letivo.

Além da jornada, as escolas estaduais iniciam suas atividades sob uma nova perspectiva de gestão escolar democrática, após a eleição e formação de 468 gestores, escolhidos pela comunidade escolar. Ademais, as equipes gestoras de todas as escolas estão assinando um Contrato de Gestão, com metas definidas por escola e o compromisso de melhorar a qualidade do ensino e os indicadores educacionais das escolas e garantir que o estudante tenha todas as condições necessárias para aprender em sala de aula.

“É muito importante participar desse momento, fazer parte de um processo democrático. É um desafio, mas vamos conseguir mudar para melhor a Educação”, afirmou a gestora Lisiane Sá Menezes, de São José de Ribamar.

Nas escolas que possuem baixo índice de reprovação e abandono as equipes gestoras deverão manter e melhorar o desempenho escolar. As escolas que possuem altos índices de reprovação e abandono têm, agora, a meta de apresentar percentual igual ou superior a 10% no índice de aprovação e diminuição proporcional do índice de reprovação. Além disso, os gestores deverão cumprir os prazos de prestação de contas, cuidar do patrimônio escolar, preservar o acervo bibliográfico, acompanhar as reformas e informar sobre as principais necessidades para melhoria do funcionamento das escolas.

O Governador Flávio Dino instituiu, através do Decreto nº 31.358 de 20 de janeiro de 2015, que cada escola deverá afixar em seu mural a lista nominal do corpo docente, como forma de transparência e conhecimento da sociedade dos profissionais daquela determinada unidade de ensino.

A partir das ações desenvolvidas ao longo de 2015, que envolveram a recuperação da infraestrutura das escolas, valorização e desenvolvimento profissional do magistério, apoio pedagógico para assegurar aos estudantes qualidade na aprendizagem , a Rede Estadual de Formação, a efetivação do processo de gestão democrática e o concurso público, iniciamos o ano letivo em todo o Maranhão com a certeza de que avançaremos muito mais na construção da Escola Digna, com equipes técnicas, gestores(as), professores(as) e estudantes protagonistas do Projeto de Educação Integral, que articule escolas e comunidade, transpondo as barreiras das disciplinas, salas de aula com o foco numa aprendizagem de qualidade”, destacou a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres.

Avanços na Infraestrutura escolar

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educaçã (Seduc), está recuperando a rede física escolar, tendo em vista que, há um ano, a atual gestão encontrou unidades escolares sucateadas, necessitando urgentemente de reformas e outras tiveram que interromper o funcionamento para intervenção imediata.

Pela parceria das Seduc com a Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura) ao menos 60 prédios passam por obras de reforma e adaptação com investimentos de mais de R$ 82 milhões. Outras 20 escolas também estão em reforma, com recursos do Tesouro Estadual, sob a gestão da Seduc. Além disso, mais três prédios escolares serão reestruturados com recursos provenientes de emendas parlamentares.

Foram contratadas empresas para a manutenção preventiva e corretiva em escolas das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs), para executando serviços como: limpeza, consertos em instalações hidráulicas, elétricas e retelhamento, além de pequenos reparos na estrutura física. Em 67 escolas, o serviço de manutenção já foi concluído.

O governo também conseguiu aprovar junto ao BNDES, outras 102 obras importantes na reestruturação das escolas do Sistema Estadual Ensino, entre reformas e construções.

Hoje, nove unidades escolares que foram reformadas já foram reinauguradas, são seis em Barra do Corda e três em Amarante do Maranhão.

Em 2016 serão construídas, com recursos do PAR (Plano de Ações Articuladas), desbloqueados na atual gestão, um total de 12 escolas de Ensino Médio em municípios que não possuem prédios próprios do Estado. Também foram debloqueados recursos para 105 obras do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 02, que contemplarão a construção de quadras escolares e coberturas, destas, 73 obras foram licitadas em 2015.

“Tanto quanto um espaço de aprendizagem, a escola precisa ser um espaço de cidadania. E uma das condições para que isso ocorra, é oferecer condições básicas para que estudantes e professores sinta-se livre e confortáveis para desenvolver suas atividades. E o governador Flávio Dino é bem claro nisso. Uma estrutura escolar é um dos pilares para desenvolvermos a educação que precisamos e queremos”, destacou Áurea Prazeres, Secretaria de Estado da Educação.

Calendário

Ao todo, 760 escolas iniciarão suas atividades nesta segunda-feira. Outras 234 unidades de ensino, que tiveram que passar por reforma, manutenção ou por adequação do calendário escolar, começarão as aulas a partir do dia 11 deste mês, sem prejuízos no cumprimento dos 200 dias letivos. Nas 283 escolas indígenas localizadas no estado, devido ao calendário escolar específico, o ano letivo será iniciado no dia 15.

Box

Início ano letivo
Nº de Escolas
1º/02
760
A partir de 11/02
234
15/02
(Escolas indígenas)
283


sábado, 30 de janeiro de 2016

Zé Reinaldo comenta mudanças no governo

“O governador é um homem de muita sensibilidade. O que coloquei é uma realidade que todo mundo falava. Ele sabe disso e está mexendo as peças que tem para fazer mudanças na área política e um governo bom como está sendo na área administrativa. (…) Serviu para dar um alerta”.
José Reinaldo Tavares, ao falar nesta sexta-feira (29) sobre as mudanças de Flávio Dino (PCdoB) na articulação política do Governo.

Em Tuntum a oposição se divide e Tema fica cada vez mais forte.


Estamos a pouco mais de dois meses do final das mudanças de partidos e filiações partidárias, e em Tuntum já começou a haver as definição onde tudo indica que haverá três candidatos a prefeito  com a oposição se dividindo com dois pré-candidatos.
Este blogueiro teve a informação durante esta semana que o Dr. Ricardo será mesmo o candidato a prefeito de uma parte da oposição, com apoio da ex-candidata dona Ana Izabel que deverá indicar seu irmão o vereador Idaspe como candidato a vice-prefeito, fechando assim a chapa majoritária.
Já o ex-prefeito Chico Cunha sairá candidato pela outra parte da oposição, e segundo informações vem negociando também com um vereador de oposição para lançar o candidato a vice-prefeito na sua chapa.
Desta forma o prefeito Tema que é o único pré-candidato da situação tem uma maior tranqüilidade, pois alem de ter um grupo muito maior não há disputa interna nele. Sendo assim Tema tem uma larga vantagem para vencer as eleições e chegar ao seu quinto mandato.


sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Secretaria de Assistência Social de Tuntum realiza carnaval do Idoso.


Mais uma vez a Secretaria de Assistência Social de Tuntum, secretaria Neide Batista e o CRAS com a Gilvaneuda Frazão realizou o Carnaval dos idosos, no CCMAC na Vila Luizão.
A festa de mascara contou a participação de dezenas de idosos dos Vila Luizão, Arara, Vila Nova, Vila Real, ao som de machinhas de carnaval com um delicioso lanche.
O blog aproveita este momento de alegria para parabenizar toda a equipe da Secretária de Assistência Social pelas ações realizadas em Tuntum.








Prefeito de Santa Inês é preso em flagrante por estupro no Maranhão


O médico e prefeito da cidade de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), de 61 anos, foi preso em flagrante por estupro, na manhã desta sexta-feira (29), no município de Santa Inês, a 250 km de São Luis . Segundo informações da Polícia Civil, a vítima é natural do Paraná, possui 18 anos e trabalha como colportora (jovens que vendem livros para pagar os estudos).
A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública Jefferson Portela. Ele adiantou que Ribamar Alves chegou a São Luís de helicóptero na tarde de hoje para ser ouvido na sede da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).
Em entrevista coletiva realizada na sede da SSP-MA, na capital, o delegado Regional de santa Inês, Rafael Reis, confirmou o ato criminoso ocorrido na noite de quinta-feira (28) e relatou como tudo aconteceu.
"O fato se deu entre 21h e 23h de ontem. A vítima que tem 18 anos e é oriunda do estado do Paraná foi até a casa do prefeito vender livros e ele a convidou para um passeio com a desculpa de que iria comprar os livros após o passeio. Dentro do carro ele abordou ela. Ele entrou direto em um motel e, lá, apesar de não ter sido agredida, foi caracterizado o estupro", relata.
Ainda conforme o delegado, não é a primeira vez que ele havia assediado a vítima. Ela confirmou, em depoimento a polícia, que Ribamar Alves já havia a procurado por telefone. "Após o crime, a vítima nos procurou e ela disse, em depoimento, que, na verdade, ele já vinha assediado ela por meio de celular", conta.
Rafael Reis disse que a vítima se encontra muito traumatizada e que ainda hoje ela será averiguada por uma equipe do Instituto de Criminalística (Icrim). "Ela chorava muito e está muito traumatizada. Ela vai ser averiguada por profissionais do Icrim", diz.
Segundo o delegado, Ribamar Alves será enquadrado no crime de estupro previsto no Artigo 213, que prevê de seis a dez anos de prisão. Ele também disse que ainda nesta sexta ele será encaminhado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. "Ele vai ser enquadrado no Artigo 213 e ainda hoje ele vai direto para uma unidade da Sejap em Pedrinhas", finaliza.
Por telefone, o advogado Ronaldo Ribeiro, que defende Ribamar Alves, confirmou que o prefeito manteve relações sexuais com uma mulher e que esta seria de maior. "Foi tudo consensual", afirmou.

Do G1 Maranhão

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Bloco Los Bacanas tradição e alegria no carnaval de Tuntum


O Bloco Los Bacanas vai para seu oitavo carnaval consecutivo em 2016, se tornando o mais antigo e tradicional bloco carnavalesco de Tuntum.
Quem tiver interesse em participar do Bloco Los Bacanas os abadás estarão a venda a partir da próxima segunda-feira, 01 de fevereiro, no Hot-Dog da Martinha, na Rua dos Uruçus, próximo ao Colégio Bandeirantes, por R$ 17,00.
O Bloco Los Bacanas tem apoio do prefeito Tema, da primeira dama Daniella Cunha, do secretário de cultura Lindomar Alencar.


Realizada Primeira Audiência Publica para tratar do Parque Estadual de Mirador


O vice-prefeito de Mirador, Roni liderou a Primeira Audiência Publica no município sobre o tema Parque Estadual de Mirador e outras ações do governo como: Mais Asfalto, Escola Digna, ginásio poliesportivo para o povoado Côcos, a indicação do deputado Rigo Teles para asfaltar a estrada que liga Mirador a São Domingos do Azeitão passando pelos povoados Ibipira e Liso.


Estavam presentes a audiência  o secretário de articulação política e comunicação Marcyo Jerry, o secretário de meio ambiente Marcelo Coelho, os prefeitos Dr. Joacy de Mirador,  Dr. Antonio Carlos de Colinas, Adailton de Fernando Falcão, Consuelo de Jatobá vereadores e demais lideranças do município e região.


Irmãs Fernanda e Morgana Murada inauguram o mais novo escritório de advocacia de Tuntum


Nesta Terça feira  (26), foi inaugurado o mais novo escritório de advocacia de Tuntum. Trata-se do escritório Murada Advocacia tendo como advogadas Fernanda Murada e Morgana Murada.

A inauguração começou com a bênção dirigida pelo Frei Jaime, em seguida foi oferecido um café da manhã para os convidados. O escritório o escritório Murada Advocacia fica localizado na Travessa Orfileno Léda, 45, Centro. 










Cordino faz 3 a 0 e deixa Imperatriz empatar


Cordino e Imperatriz fizeram um jogo eletrizante na tarde desta quarta-feira, no Leandrão, e empataram em 3 a 3 pelo Campeonato Maranhense. O time da casa chegou a abrir 3 a 0, com gols de Rivelino e dois de Ulisses, enquanto Everton, Cris e Rubens, de pênalti, garantiram a igualdade para o Cavalo de Aço, atual campeão maranhense fora de casa.

Com o resultado, o Imperatriz soma o primeiro ponto no Campeonato Maranhense, enquanto o Cordino chega aos quatro pontos. As duas equipes voltam a campo no próximo domingo, quando o Cavalo de Aço encara o Santa Quitéria, no Rodrigão, e a Onça recebe o Maranhão, no Leandrão.

Do G1 Maranhão

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Técnico da Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia vistoria terreno em Tuntum para construção de IEMA


Os Técnico da Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia vistoriaram nesta quarta-feira (27)  terreno em Tuntum para a construção de um Instituto Estadual do Maranhão - IEMA. O terreono vistoriado fica no bairro Tuntum de Cima em frente a antiga usina do Sr. Helio Araujo. A vinda do IEMA para Tuntum é mais uma importante obra que prefeito Tema está pleiteando junto ao governador do Estado Flavio Dino.

Governador inaugura Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão


Nesta quarta-feira (27) o governador Flávio Dino inaugurou o Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão. Mais de 783 mil maranhenses que vivem em 26 cidades da região leste serão beneficiados com o novo hospital. Os pacientes encaminhados pelos hospitais municipais terão atendimento médico-hospitalar em cirurgia geral, clínica médica, neurologia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, pediatria e gastroenterologia.

“Este hospital é de grande importância para a população dessa região, pois aqui serão feitos procedimentos de saúde de alta complexidade. Estamos na direção correta, desenvolvendo uma política de saúde que parte da atenção básica, valorizando a prevenção das doenças, mas que também segueos critérios da regionalização, com hospitais de grande porte que resolvam efetivamente os problemas. Sabemos que será um grande investimento mensal no custeio desse hospital, mas ele cumprirá o seu papel de atender bem os pacientes de Caxias e de toda a região leste”, afirmou o governador durante a inauguração do hospital.


Flávio Dino destacou que essa é uma forma de ajudar os municípios, melhorando a vida das pessoas. “Conhecemos o chão do Maranhão, por isso estamos fazendo as coisas certas para melhorar a saúde de todos” complementou o governador Flávio Dino.

Com investimento de mais de R$ 21 milhões, do Tesouro Estadual e Governo Federal, o Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão fará com que os pacientes da região leste maranhense possam ser atendidos próximos de suas cidades, com maior comodidade e conforto, sem precisar fazer grandes deslocamentos. Osmaranhenses que iam até Teresina, capital do Piauí, para conseguir atendimento médico especializado, a partir de agora serão atendidos em Caxias.


“Este governo está resgatando a maneira correta de se fazer saúde, praticada em qualquer lugar do mundo, mas que no Maranhão era feito diferente. Hoje o estado tem uma política de saúde responsável, que pensa nas pessoas, que tem um fluxo assistencial. Uma saúde forte se faz primeiramente na prevenção e depois no que estamos fazendo aqui hoje, priorizando os hospitais estratégicos como esse”,disse o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco.

O deputado Humberto Coutinho, presidente da Assembleia Legislativa, destacou a importância do hospital para a população caxiense. “Estou aqui testemunhando a alegria do povo de Caxias hoje, por receber esse hospital com tudo funcionando. Fico muito feliz ao ver tantas pessoas que estavam à espera de cirurgias, vindas de Timon e outras cidades vizinhas, sendo atendidos nos mutirões ortopédicos e oftalmológicos que começaram ontem”.



Léo Coutinho, prefeito de Caxias, explicou que o hospital trará um grande benefício não só para a cidade de Caxias, mas para todos os 26 municípios que serão atendidos a partir de agora com serviços de alta complexidade no novo hospital. “Agradecemos ao nosso governador Flávio Dino por esse hospital, pois ele complementará os serviços de saúde pública em nossa região, que já contava com quatro hospitais públicos municipais. Os hospitais do município continuarão funcionando normalmente, pois estamos aqui para fortalecer e ampliar o acesso a uma saúde de qualidade a população”, explicou o prefeito Léo Coutinho.

O Hospital

Por meio de processo seletivo, o Instituto Corpore para o Desenvolvimento da Qualidade de Vida, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que possui contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), contratou 402 funcionários dos níveis médio, fundamental, técnico e superior para atuar no hospital. O corpo clínico contará com 50 enfermeiros e 70 médicos, aproximadamente.

O hospital possui 122 leitos de internação, sendo 26 leitos de clínica médica, 26 leitos de clínica pediátrica, 26 leitos de clínica ortopédica, 26 leitos de clínica cirúrgica, 12 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 6 leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários).

A população terá, ainda, serviço de apoio de diagnóstico, com laboratório, radiologia, ultrassonografia, tomografia, endoscopia, eletrocardiograma, densitometria, ecocardiograma, diagnósticos oftalmológicos, mamografia entre outros.

No segundo semestre desse ano, será implantada dentro do hospital uma unidade oncológica com cirurgia e quimioterapia, para atender os maranhenses que ainda se servem da rede de saúde do Piauí, para fazer o tratamento de câncer.

Mutirões
A primeira grande ação realizada no hospital foi o início da realização dos mutirões de cirurgias ortopédicas e cirurgias oftalmológicas. Nesta terça-feira (26), começaram a ser realizadas parte das 172 cirurgias ortopédicas, que serão concluídas até dia 15 de fevereiro. Todos esses pacientes residem na região de Caxias e aguardavam na fila pela cirurgia.

Washington Almeida, de 19 anos, sofreu um acidente de moto no último dia 18, fraturando o braço e o fêmur. Foi atendido no hospital municipal de Caxias e removido para o Hospital Regional ontem (26) para a realização da cirurgia. “Gostei muito do atendimento do novo hospital. Espero ficar bom em breve para voltar a andar e trabalhar”, contou o auxiliar de marmoraria.

O mutirão de cirurgias oftalmológicas começou nesta quarta-feira (27), com 82 cirurgias de catarata e glaucoma de pacientes da região de Caxias. Até o dia 16 de fevereiro, outros 100 pacientes das regiões de Timon e São João dos Patos realizarão cirurgias para correção de doenças na visão, chegando a um total de 182 cirurgias nessa primeira etapa do mutirão oftalmológico no novo hospital.

Estiveram na inauguração do hospital, o prefeito de Caxias, Léo Coutinho; o secretário de Saúde, Marcos Pacheco; o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares; Dra. Cleide Coutinho; o deputado federal Rubens Júnior; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho; o deputado estadual Rafael Leitoa; o deputado estadual Ricardo Rios; o deputado estadual Fábio Braga e a deputada estadual Ana do Gás.

Municípios beneficiados com o Hospital Dr. EveraldoFerreira Aragão

Região de Caxias: Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti, Caxias, Coelho Neto, Duque Bacelar e São João do Sóter.

Região de São João dos Patos: Barão de Grajaú, Benedito Leite, Buriti Bravo, Carolina, Jatobá, Lagoa do Mato, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, São João dos Patos, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão.

Região de Timon: Matões, Parnarama, São Francisco do Maranhão e Timon.

Homenagem

O nome do hospital é uma homenagem ao médico caxiense Everaldo Ferreira Aragão, falecido em 2010, após três anos de luta contra um câncer nos rins. Everaldo Aragão atuou por 33 anos nas áreas de cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia e ultrassonografia.

A autoria da indicação é dos ex-deputados Cleide Coutinho e Arnaldo Melo, aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa em dezembro de 2014, Lei n° 228/2014. A homenagem se dá em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população caxiense na área da saúde.


Escola Municipal Costa Sobrinho
Após a cerimônia, o governador Flávio Dino acompanhou o prefeito Léo Coutinho na inauguração de Escola Municipal Costa Sobrinho, no bairro Pirajá. Bem estruturada, a unidade de ensino fundamental atenderá cerca de 300 crianças e tem seis salas de aula, todas climatizadas. A escola ainda tem piscina olímpica e playground, que garante a prática de esporte e lazer para os alunos.





Hernando Macedo realiza o maior carnaval da historia de Dom Pedro.

A Prefeitura de Dom Pedro, prefeito Hernando Macedo, com apoio do Governo do Estado e do Deputado Fábio Macedo, está preparando o melhor carnaval que a cidade já viu, 4 dias de festas no cenário mais bonito da região, o recém inaugurado Balneário Macedão.
Mara Pavanelly, Farra da Gordinha, Pepe Jr, Pachanka e outras atrações prometem sacudir a multidão de moradores e visitantes que buscam o carnaval mais seguro e animado da região.  As noites de carnaval começarão sempre as 22hs e a programação deste ano conta com uma atração especial, na terça às 17hs, em frente  a Toca do Valdir, na belíssima Avenida Gonçalves Dias, Pepe Jr a bordo de um super trio elétrico fará  um grande encontro blocos, desfilando alegria até a praça das bombas.  A festa continua as 22hs com o encerramento do carnaval no Balneário Macedão com Axerife e Pachanka.

Prefeito Hernando Macedo e secretário de Cultura Neto Modestino.

As bandas locais estão com espaço garantido na programação, Jucy e Toinho dos Teclados, Joel Silva e Gabriel e Walter Rodrigues e banda participam da festa.
O Prefeito Hernando e o secretário de Cultura, Neto Modestino, preparam uma programação para todos os gostos, o carnaval 2016 de Dom Pedro tem tudo para ser uns dos melhores do Estado. “Estamos trabalhando para fazer um carnaval com custos menores sem perder a qualidade, nosso carnaval é conhecido na região por ser um carnaval seguro e ter sempre uma programação atrativa, para satisfazer os dompedrenses e atrair visitantes, gerando renda a centenas de famílias que aproveitam a época para ganhar um extra”. Declarou Neto Modestino, secretário de Cultura de Dom Pedro.

Para o prefeito Hernando Macedo o carnaval desse ano será o melhor de sua gestão, “preparamos uma programação especial, bandas maravilhosas,  um cenário lindo que é o nosso balneário com muito conforto,  sem falar que as festas no balneário não sujam a cidade e não incomodam uma parte da população que não costuma participar da festa. Estamos fazendo um carnaval para todos os gostos, apoiamos vários blocos de rua e festas espalhadas pela cidade, esse ano o grande destaque do carnaval será o povo nas ruas, esbanjando alegria, criatividade e muita animação, com a segurança e total apoio da policia militar, sempre parceira trabalhando pela nossa segurança, nos permitindo brincar em paz”. Disse o prefeito Hernando Macedo que aproveitou para convidar a população das cidades vizinhas para participar do carnaval de Dom Pedro 2016.

Da Secom de Dom Pedro

Nota de esclarecimento do vereador Zezão


terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Governadores do Maranhão, Piauí e Ceará assinam Contrato de Rateio para fortalecer da Rota das Emoções

Flávio Dino com o governador Wellington Dias do Piauí em reunião sobre a Rotas das Emoções
 (junho de 2015)
O governador do Maranhão, Flavio Dino recebe nesta hoje (26) as 10 horas no Palácio Henrique de La Rocque os colegas governadores Camilo Sobreiro do Ceará e Wellington Dias do Piauí para assinatura do contrato de rateio para a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS). Criada para desenvolver o turismo da Rota das Emoções, a entidade é um consórcio público que compõe destinos dos três estados.


Prefeito Hernando Macedo convida a todos para inauguração da Av. Gonçalves Dias em Dom Pedro.


segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

IEMA: Educação técnica profissional para todos


O modelo de educação técnica integrada ao ensino médio em tempo integral que será ofertado pelo Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) chega como um marco na educação maranhense. O projeto do Governo do Estado será consolidado no próximo mês com a inauguração das três primeiras unidades instaladas em São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim. O processo de implantação do Instituto é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).
“Vamos dar um grande salto como outros estados do Nordeste fizeram há algumas décadas atrás. Estamos correndo atrás do prejuízo para que a educação do Maranhão tenha mais qualidade, como os estudantes, professores, comunidade escolar e os pais desejam que aconteça”, destacou o governador Flávio Dino sobre a importância dos IEMA.
O Instituto está sendo criado com o intuito de ampliar a oferta de educação técnica profissional de nível médio no estado, garantindo a todos os estudantes oportunidade de ingressar em uma escola que deve ser padrão na qualidade de ensino. Essa forma de educação apresenta melhores resultados pedagógicos. O projeto de implantação do IEMA, que hoje é uma realidade, está alinhado à política do governo Flávio Dino que é pautada em ações que garantam benefícios e oportunidades iguais para todos os maranhenses.
“Pensamos em fazer provas no processo seletivo, mas fomos questionados pelo Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), que nos presta consultoria para implantação, sobre qual tipo de escola queremos implantar no Maranhão: uma escola onde se seleciona apenas os melhores, ou uma escola para todas e todos?”, explica o secretário Bira do Pindaré.
A ordem de classificação do candidato levou em consideração a proximidade da residência do aluno à Unidade Plena escolhida, de acordo com a Lei nº 8.069 de 13/07/90. Em caso de empate, foi considerada a maior média final no 9º ano do Ensino Fundamental. Na persistência de empate entre os candidatos, venceu o candidato com a maior idade. O período de interposição de recursos tem início no dia 25 e se estende até o dia 28 deste mês, por intermédio de formulário eletrônico disponibilizado no site da SECTI.
Aos egressos de escolas públicas foram disponibilizadas 80% das vagas. As demais foram distribuídas em 15% para os candidatos classificados em ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.
Para as três primeiras unidades foram ofertadas 440 vagas sendo 160 para São Luís, 160 para Bacabeira e 120 para Pindaré-Mirim. Um total de 4.555 alunos se inscreveram no Processo Seletivo Público para ingresso em um dos cursos ofertados pelo Instituto.
A unidade de São Luís foi a que recebeu maior número de inscritos, 3.839. Ela vai trabalhar com a oferta dos cursos de Eventos, Informática, Meio Ambiente e Serviços Jurídicos. Em Bacabeira, estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Administração, Logística e Mineração. Para unidade plena de Pindaré-Mirim, as vagas são para os cursos de Agropecuária, Recursos Pesqueiros e Serviços Jurídicos.
A escolha dos cursos levou em consideração estudos feitos pelo Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), que presta consultoria à Secti e é referência na promoção qualificada do ensino em escolas públicas. No critério de escolha foram consideradas demandas locais, complexidade para a oferta dos cursos e opinião da população – ouvida em reuniões e audiência púbicas.
Para ingressar em um dos cursos, o edital frisava que os estudantes precisariam ter total disponibilidade de 2ª a 6ª feira para a jornada escolar integral de 10 horas. Os cursos devem ocorrer no período mínimo de três anos com aulas de segunda a sexta, em tempo integral, das 7h às 17h.
Equipe de docentesA equipe de professores também está sendo selecionada por meio de processo seletivo de responsabilidade da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Ufma (FSADU). As provas acontecem neste domingo (24).
As provas do processo seletivo serão realizadas nas cidades de Bacabeira, Pindaré-Mirim e São Luís. São 35 vagas, mais cadastro de reserva. O candidato fará prova no município para o qual está inscrito. O processo seletivo constará de provas objetivas e de títulos. A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório para todas as funções. A de título terá caráter apenas classificatório e será realizada para todos os candidatos não eliminados na objetiva.
Distribuição das vagas
Para cada unidade do IEMA está sendo ofertada uma vaga para Gestor-Geral, uma para Gestor-Função Pedagógica e uma para Gestor-Função Administrativa/Financeira, além de cadastro de reserva. As vagas para professor são para as disciplinas de Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, para as Línguas estrangeiras Inglês e Espanhol, Matemática, Química e Sociologia.
As vagas para professor estão sendo oferecidas para as unidades de Bacabeira e Pindaré- Mirim, sendo uma para cada disciplina, mais cadastro de reserva. Para a unidade plena de São Luís, estão sendo ofertadas apenas vagas para cadastro de reserva para função de professor, sendo duas vagas para cada disciplina. Das vagas reservadas a cada função, pelo menos 5% serão para portadores de deficiência.
Como vantagem, o professor candidato de 20 horas receberá vencimentos, Gratificação por Atividade no Magistério (GAM) e 105% de Condições Especiais de Trabalho, além do acréscimo de 25% aos vencimentos. O professor candidato de 40 horas terá como garantias vencimentos e GAM, além de acréscimo de 25% aos vencimentos.
A meta do Governo do Estado é implantar, até 2018, 23 unidades do IEMA, oferecendo à sociedade estrutura para o Ensino, Pesquisa e Extensão respeitando as necessidades de cada local. Além das três que serão inauguradas este ano devem receber unidades os municípios de Balsas, Carutapera, Chapadinha, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Estreito, Imperatriz, Matões, Paço do Lumiar, Presidente Dutra, Santa Helena, Santa Luzia, São José de Ribamar, São Mateus, São Vicente Ferrer, Tutóia e Vitória do Mearim.

Definida as quartas de finais do Campeonato Tuntuense de Futebol.

Na rodada deste ultimo final de semana ficou definido os times que irão disputar as quartas de finais do Campeonato Tuntuense de Futebol 2015. Como sempre o futebol traz surpresas e o tuntuense
teve uma grande surpresa, a eliminação do poderoso MAC, um time rico para o nível do futebol local, ainda na fase de grupos.
A rodada deste final de semana que garantiu os participantes do mata-mata começou no sábado (23) com o Barcelona do Arroz vencendo o Águia por 2 a 1  e encerrou no domingo (24) com três jogos  São Lourenço 4 a 1 no Palmeiras, Creoli 1 a 0 MAC e Belém 4 a 1 São Caetano.


As quartas de finais terão os seguintes confrontos: Arara x Ipu-Iru; Creoli x São Lourenço; Vila Nova x Belém e Atalanta x Skina.
Este campeonato tuntuense de futebol prova que vale a pena interiorizar o futebol municipal, pois dos oitos participantes das quartas de finais cinco são de povoados.
O Campeonato Tuntuense de Futebol 2015 é uma realização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, secretário Chiquinho Nascimento, com apoio total da Prefeitura Municipal de Tuntum, prefeito Tema.




domingo, 24 de janeiro de 2016

Jefferson Portela parte pra cima de Andréa Murad: “seu pai lhe deu um mandato”


sec__de_seguranca_jefferson_portela_foto_gilson_teixeira_015-127914
Em entrevista, o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, respondeu aos ataques da deputada Andréa Murad com mais dureza ainda do que já havia feito. Em vídeo, o secretário exigiu respeito da parlamentar, voltou a falar da “língua suja” da deputada, que segundo ele, supostamente virou autoridade pública.
“A senhora não tinha trajetória política para ter um mandato parlamentar. Seu pai lhe deu um mandato. Então, procure honrar, de qualquer forma, o mandato que a senhora tem pra exercer. Então, me respeite. A senhora é uma irresponsável e uma língua suja. Sei que o cidadão de bem não desacredita de mim por uma acusação falsa”, afirmou Portela.
O secretário disse que os ataques de Andréa não o desanimam de continuar combatendo o crime.
Do Maranhão da Gente

sábado, 23 de janeiro de 2016

Governo do Estado e Exército Brasileiro firmam convênio fazer aestrada de Passagem Franca e São João dos Patos


A obra de melhoramento e pavimentação na MA-034, trecho localizado entre os municípios de Passagem Franca/São João dos Patos, será realizada por meio de uma parceria firmada entre o Governo do Maranhão e o Comando Geral do Exército Brasileiro. A previsão é que os serviços sejam iniciados no início do mês de abril. Serão recuperados e pavimentados 40 quilômetros de estrada. O orçamento prevê um investimento do Governo do Estado no valor de R$ 45.063.019,60.

O convênio já foi assinado entre o governador Flávio Dino e o Comando Geral do Exército. Os serviços serão executados pelo Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do exército e acompanhados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). “É um fato inédito na história da engenharia maranhense o convênio entre o Governo do Estado e o batalhão de engenharia do exército que realizará a construção dessa rodovia. A equipe do batalhão já se encontra nesse trecho rodoviário fazendo os levantamentos preliminares e nos mês de abril será iniciada a construção dessa rodovia”, explica o secretário da Sinfra, Clayton Noleto.


Esta semana uma equipe da Sinfra foi até o município de São João dos Patos onde realizou junto ao DEC do exército a primeira vistoria da área verificando a logística da obra. Nesta visita a equipe identificou a necessidade de uma intervenção depois dos 16 quilômetros de estrada de São João dos Patos sentido Passagem Franca. No trecho uma erosão está avançando correndo o risco de cortar a passagem. Na próxima semana o exército vai realizar uma intervenção para desviar o curso da água e fechar o buraco para conter a erosão.

Os dois municípios, São João dos Patos e Passagem Franca, que serão diretamente beneficiados estão localizados na micro Região das Chapadas do Alto Itapecuru e pela proximidade a obra também vai beneficiar municípios vizinhos como Nova Iorque, Pastos Bons, Barão de Grajaú, Paraibano e Sucupira do Riachão.

Com o trecho São João dos Patos/Passagem Franca será a terceira etapa de investimentos do Governo do Estado na MA-034. A segunda é o trecho Buriti Bravo/Brejo de São Félix que está em andamento. A ponte sobre o rio corrente está com 50% da estrutura concluída e mais duas pontes foram iniciadas. Ano passado o primeiro trecho Baú/Matões foi concluído e entregue a população.