quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Deputado Antonio Pereira recebe prefeito Juran Carvalho

O prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho e o secretário municipal de saúde Clailson Nascimento foram recebido na manhã de hoje (30)  pelo deputado estadual Antonio Pereira em seu gabinete na Assembleia Legislativa.

Durante o encontro Juran solicitou ao deputado que direcione emendas parlamentares para o município de Presidente Dutra, para serem usadas na saúde, educação e infraestrutura. 

Carlos Brandão desmente saída do PSDB

Carlos Brandão com lideranças do PSDB do interior do Maranhão

O vice-governador e presidente do PSDB, Carlos Brandão falou hoje (30) pela manhã por telefone com o editor do Blog do Pedro Jorge, desmentindo a noticia vinculada em alguns blogues de que sairia do PSDB.
Disse Brandão “Não tem o menor sentido, não sei de onde ele tirou isso”.
Carlos Brandão é uma das lideranças nacionais do partido e amigo pessoal do presidente nacional do PSDB, Senador Aécio Neves. Na ultima quinta-feira (24) ele reuniu varias lideranças estaduais em uma confraternização com os 31 vice-prefeitos e 167 vereadores eleitos no ultimo dia 02 de outubro.
Na eleição municipal de 2016 o PSDB sobre o comando do vice-governador Carlos Brandão fez o maior numero de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de sua historia no Maranhão.


Biné Soares, vereador eleito de Presidente Dutra, cumpre vasta agenda política em Brasília.



Com inegável trâmite no meio político nacional, Biné Soares, vereador eleito em 2016 no município de Presidente Dutra, encontra-se na capital federal desde a ultima segunda-feira (28), onde vem mantendo vários encontros com políticos e parlamentares em busca de recursos para seu município.


O jovem advogado e agora vereador, já esteve na companhia dos deputados federais Zé Reinaldo (PSB) e André Fufuca (PP) para tratar da liberação de emendas para a cidade. Com o presidente do FNDE, Gastão Vieira, Biné Soares solicitou a liberação de recursos para a conclusão de algumas obras que estão paralisadas no município por falta de repasse de recursos do Ministério da Educação. O vereador ficará até sexta-feira em Brasília para concluir sua agenda política.


Segundo Mavio Rocha o asfaltamento da MA 012 vai beneficiar a região do Médio Mearim.



A preparação da MA 012 que liga São Raimundo do Doca Bezerra a Barra do Corda já esta bem adiantada para receber o asfalto. Estão sendo feito vários cortes na estrada para facilitar o asfaltamento.

Segundo Mavio Rocha, superintendente de articulação politica do governo na região do Médio Mearim, está obra do Governo do Estado é de suma importância para uma boa parte da população da região, pois vai beneficiar municípios como São Roberto, Esperantinópolis, Porção de Pedra e São Raimundo do Doca Bezerra ligando todos eles a Barra do Corda e ao Sul do Maranhão. 



Delegação da Chapecoense que estavam no tragico acidente


Estudantes egressos do ‘Cidadão do Mundo’ dividem experiência positivas vividas no intercambio


Três meses em outro país, aprendendo uma nova língua e outra cultura, adquirindo novos conhecimentos e na bagagem, de volta para casa, muita experiência para ajudar a transformar o Maranhão. Foram esses os relatos dos 62 estudantes do programa ‘Cidadão do Mundo’, que acabaram de chegar do intercâmbio no Canadá e nos Estados Unidos, e foram recepcionados pelo govenador Flávio Dino, na tarde desta terça-feira (29), no Palácio dos Leões.

O Programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), tem por objetivo que jovens egressos ou que estudam na rede pública com idade entre 18 e 24 anos, e que estejam frequentando uma instituição de ensino superior há pelo menos um ano, possam imergir em outra cultura e alcançar o domínio funcional da língua inglesa, francesa e espanhola – conforme escolha feita.

“É uma oportunidade de fazer intercambio, aprender um outro idioma, adquiri conhecimentos culturais que vão ajudar nas suas carreiras profissionais e acadêmicas. É importante para o nosso estado porque dignifica que esses estudantes estarão mais aptos a usar bem outros programas do Governo. Notadamente, aqueles que estão fazendo universidade poder ter acesso a curso de mestrado, doutorado, pós-graduação, porque eles adquiriram habilidades, capacidades e conhecimento novos, por isso o programa é um grande sucesso e vai continuar agora em 2017”, anunciou aos estudantes o governador Flávio Dino.

O retornou se deu em duas partes. O primeiro grupo, com 12 estudantes, desembarcou no aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís, no domingo (20), retornando da cidade de Boston, nos Estados Unidos. O segundo chegou na madrugada de segunda-feira (21), com 32 estudantes vindos das cidades de Vancouver e Toronto, no Canadá. Com a chegada desses estudantes, encerra a edição 2016 do programa.

Entre eles, a estudante de Direito da Universidade Federal do Maranhão, Gabriela Costa, que passou os últimos três meses em Boston, nos Estados Unidos. Segundo ela, a experiência é difícil de ser descrita e a oportunidade única. O que antes, para Gabriela, oriunda de escola pública, não passava de planos, se tornou realidade e abriu um leque enorme, deixando seus olhos atentos para o futuro, dela e do Maranhão. “Este intercâmbio criou em nós sonhos que nem imaginávamos sonhar. E agora, a gente acredita em uma sociedade em que ricos e pobres tem a mesma oportunidade. Eu que nasci no são Cristóvão nunca pensei que essas coisas pudessem acontecer comigo”, destacou a estudante.

De Toronto, Canadá, o estudante de Direito da Universidade Estadual do Maranhão, Gabriel Palombo, trouxe gratidão pela oportunidade que o fez se tornar um Cidadão do Mundo. “O programa, para mim, é extremamente positivo, porque foi a primeira vez dentro da história do Maranhão, que o Governo realmente teve interesse em investir em educação, mandando jovens que, sem essa oportunidade, não teriam condições de enfrentar esse desafio e aumentar os limites do estudo, do campo profissional e sobretudo do desenvolvimento linguístico. O programa dá ao aluno um campo de visão mais amplo, elimina as limitações que nós enfrentamos no estado quanto a educação e nos dá oportunidade de perceber que o mundo é muito maior do que imaginamos”, avaliou o jovem.

Balanço

O secretário de Estado de da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, apresentou um balanço da primeira edição do programa. Foram 1761 inscritos no programa até chegar aos intercambistas finais – que passaram por curso de imersão e teste de idiomas – oriundos de 15 municípios maranhenses. Jhonatan informou que o investimento foi de R$ 2,9 mi, incluindo providencias como passaporte, visto, passagem, material didático, seguro, hospedagem em casa de família, suporte no exterior, além de uma bolsa de estudos, pago via Fapema. O investimento deixou o Maranhão com o melhor custo benefício quando comparado ao investimento feito por outros estados que têm programas similares.


O resultado foi o total sucesso do programa, que terá uma nova edição. “Significa que o Governo iniciou e concluiu a primeira edição do programa cidadão do mundo com sucesso. É um programa pioneiro no Maranhão, de intercâmbio internacional, criado pelo Governo Flávio Dino, e é motivo de orgulho para todos nós que o programa tenha disso muito bem-sucedido nessa primeira edição. A partir dos depoimentos que nós ouvimos, fortalece ainda mais a continuidade do programa e a relevância que ele tem para internacionalizar o conhecimento cientifico, a articulação do Maranhão com outras instituições e com certeza abrir novos horizontes profissionais para cada um desses jovens”, pontuou Almada.

Edição 2017

A seleção para participar do programa em 2017 já começou a ser realizada. A primeira fase aconteceu no último mês de julho, com a inscrição de 300 candidatos, e início do curso de imersão. No mês de dezembro ocorre a etapa final: um teste de idioma com a nota mínima de sete pontos. Somente 70 candidatos serão classificados, referente o número de vagas nesta segunda edição. Os países escolhidos para o intercâmbio são Canadá e Argentina.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

O futebol e seus amantes estão de LUTO!



A mais de 40 anos sou apaixonado pelo futebol e acompanho o dia a dia deste eletrizante esporte pelo mundo. Nunca presenciei um momento tão triste como este de hoje, onde os nossos ídolos morreram na busca de nos alegrar. Procurando fazer da Chapecoense um exemplo para o Brasil. Dois deles me fizeram rir bastante e trouxeram muita felicidade para mim, pois Cléber Santana começou sua vitoriosa carreira no meu querido Sport Recife, que também teve a honra de tê em suas fileiras o maranhense Ananias, que fez o primeiro gol da Arena do Palmeiras pelo Sport, e ambos vinham fazendo grande campeonato pela Chapecoense levando o nome do Brasil para o mundo.

O futebol e seus amantes estão de LUTO!

Mãe de Ananias é hospitalizada duas vezes após saber sobre tragédia


A mãe do jogador Ananias foi hospitalizada por duas vezes, na manhã desta terça-feira (29), depois que soube da morte do filho por conta da queda do avião que transportava a delegação da Chapecoense para a Colômbia. Depois das 10h, a mãe de Ananias retornou à residência onde foi amparada por parentes e amigos. Um tio do jogador diz que os parentes esperam um comunicado oficial do clube para tratar com a esposa do atleta, que mora em Chapecó-SC com o filho do casal, sobre velório e sepultamento.
Paulo de Aruanda, que foi escolhido pelos parentes para falar com a imprensa, é casado com uma tia do jogador e revelou que a família tomou conhecimento do acidente por um telefonema.
- O acidente foi pela madrugada e nós recebemos uma ligação dizendo que tinha acontecido isso com o avião da Chapecoense. Na hora, fui buscar mais informações. E nossa esperança era que ele nem tivesse embarcado. Agora, nossa tristeza é a tristeza de todo país. Por isso, nos solidarizamos com as demais famílias que perderam pessoas queridas também – explicou Aruanda, que revelou ainda que uma irmã do jogador está grávida.
A família residia na Cidade Operária, em São Luís, mas depois mudou para São José de Ribamar, cidade que fica na Região Metropolitana de São Luís. Na casa, parentes e amigos se reuniram neste momento de dor profunda.
Nascido na capital maranhense, Ananias tinha 27 anos. A morte dele foi confirmada pelas autoridades colombianas, na madrugada desta terça-feira (29). O avião transportava a delegação da Chapecoense-SC para Medelín, na Colômbia, para o primeiro jogo  da final da Copa Sul-America, nesta quarta-feira (30), contra o colombiano Atlético Nacional. O jogo foi cancelado pela Conmebol.
Ananias Eloi Castro Monteiro faria 28 anos no dia 20 de janeiro de 2017. Ele fez toda a base no Bahia e depois de jogar pelo profissional do próprio Tricolor, seguiu para Portuguesa, Cruzeiro, Palmeiras e Sport, antes de chegar à Chapecoense.  

Tristeza em dobro


A tragédia também atingiu outro atacante com ligação com o futebol do Maranhão. Lucas Gomes, de 26 anos, também morreu na queda do avião. Ele era paraense e em 2013 esteve na campanha do vice-campeonato do Sampaio que rendeu o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Do Site Globo Esporte 

Avião que transportava Chapecoense cai na Colômbia


O avião que transportava a delegação da Chapecoense para a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional caiu na madrugada desta terça-feira (29) na região de 
Avião que transportava a equipe da Chapecoense

Antióquia, na Colômbia. Segundo a rede de "TV Caracol", a aeronave sobrevoava as cidades de La Ceja e Abejorral quando perdeu contato com a torre de controle do aeroporto José Maria Córdoba. Não há informações sobre vítimas fatais.
A delegação da Chape saiu de Guarulhos para Bolívia em voo comercial com 72 passageiros e nove tripulantes. Após escala técnica, deixou Santa Cruz de La Sierra em direção a Medellín. Quando sobrevoava a região de Antióquia perdeu contato com o aeroporto, que confirmou o acidente. A causa teria sido uma suposta falta de combustível.
De acordo com a imprensa colombiana, o local da queda do avião seria de difícil acesso. Além disso, o mau tempo na região metropolitana de Medellín atrapalharia ainda mais o resgate. Dois helicópteros da força aérea do país sobrevoam a área para auxiliar no trabalho das equipes de resgate. Dois helicópteros estão sendo utilizado no resgate.

De acordo com informações fornecidas pelo aeroporto José Maria Córdoba, a aeronave perdeu contato com a torre de controle às 21h33 locais (0h33 de Brasília) e teria caído às 22h15 (01h15 de Brasília).

Devido ao difícil acesso e às condições climáticas, está sendo difícil o trabalho de resgate dos feridos. Autoridades locais pedem aos moradores da região que possuam camionetes que auxiliem na busca das vítimas.

Do Globo Esporte

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Vice-prefeito de Mirinzal recorre ao suicídio.

O atual vice-prefeito do município de Mirinzal, Carlos Santana, recorrer ao suicídio.
De acordo com informações de um vereador da cidade, o vice-prefeito passava por problemas de saúde e enfrentava estado de depressão.
O vice-prefeito, efetuou um disparo de arma de fogo contra a própria cabeça. Carlos Santana, foi encontrado ainda com vida, no interior de sua residência na Avenida Maria Firmina no Centro da cidade.

O vice-prefeito foi removido as pressas para a cidade de Cururupu mas na altura do Povoado Aliança, Carlos Santana foi a óbito.

Do Blog do Vandoval Rodrigues.

Marinho Importados e Nacionais a escolha certa para seu presente de Natal.


O Natal está chegando e compre o presente certo na loja Marinho Importados e Nacionais. A loja Marinho Importados e Nacionais tem tudo que você deseja para presentear a pessoa que você gosta.
A Marinho Importados e Nacionais é a mais nova parceira do Blog do Pedro Jorge, e fica bem perto de você em Presidente Dutra, São Domingos, São João dos Patos e Tuntum.






domingo, 27 de novembro de 2016

Palmeiras é Campeão Brasileiro apos 22 anos.

Com uma vitoria por 1 a 0 neste domingo (27) sobre a Chapecoense, com a arena Allianz Parque lotada, o Palmeiras volta a ser campeão brasileiro apos 22 anos ( a ultima vez tinha sido em 1994). O titulo foi conquistado por antecipação na 37ª rodada.

O time comendado por Cuca, que conquistou seu primeiro titulo brasileiro como técnico, fez uma campanha impecável na principal competição nacional com: 77 pontos ate agora, 23 vitorias, 8 empates e apenas 6 derrotas, ainda com um jogo a ser realizado.

Artigo de Flávio Dino: Saúde de Verdade


Estamos fazendo o maior investimento em Saúde da história do Maranhão para erguer uma verdadeira rede estadual de atendimento, que funcione com eficiência, viabilidade, probidade e acessível para todos. Tarefa difícil, considerando o subfinanciamento do SUS e os problemas que herdamos: rede mal planejada, dívidas de R$ 180 milhões na saúde e desorganização institucional.
Vencemos as dificuldades iniciais, mantemos as unidades funcionando e ampliamos serviços. Abrimos as portas das UPAs e alcançamos a maior conquista, sonhada há décadas: hoje temos uma rede de hospitais macrorregionais funcionando. Concluímos obras inacabadas e colocamos para funcionar os hospitais de Pinheiro, Caxias, Imperatriz, Santa Inês e Bacabal. Além disso, aumentamos leitos em Coroatá e iniciamos a reforma do Hospital de Presidente Dutra. Abrimos o Centro de Imagens de Tuntum e o Centro de Especialidades de Barra do Corda.
Adotamos uma inovação de alta relevância, inspirada no sucesso do Programa Mais Médicos. Criamos a Força Estadual de Saúde que vai até as áreas mais carentes do estado, levando atendimento a uma população que, muitas vezes, nunca havia visto um médico na vida. Hoje são 120 profissionais de saúde, que atuam nas 30 cidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão, visando principalmente combater as mortalidades infantil e materna, além de doenças derivadas da hipertensão, diabete e hanseníase. Em um ano de atuação, já foram realizados mais de 300 mil atendimentos, inclusive domiciliares.
A Unidade Móvel de Combate ao Câncer, em parceria com a Vale e o Hospital do Câncer de Barretos, a Carreta da Mulher e o Mamógrafo Móvel representam nossa maior preocupação: levar atendimento de saúde a quem mais precisa. São unidades itinerantes, que estão percorrendo todas as regiões do Estado, o ano inteiro.
Muito mais conquistas virão: temos obras importantes em andamento, a exemplo do Hospital de Balsas, do novo Hospital dos Servidores e do Hospital da Criança. No próximo ano teremos mais acesso a radioterapia, em razão de convênio que celebramos com o Hospital Aldenora Bello, para compra de mais equipamentos. E o programa Ninar, que atende crianças com problemas de neurodesenvolvimento, será ampliado. Com uma nova pactuação com os municípios, poderemos avançar muito mais, todos de mãos dadas.

São provas de que a saúde do Maranhão agora está no rumo certo, com um trabalho organizado, sério e honesto. Sabemos que essa é uma área complexa, com graves problemas em todo o país. Mas caminhando na direção correta vamos chegar a um destino melhor para todos.

sábado, 26 de novembro de 2016

Juran traz mais uma faculdade para Presidente Dutra.


Presidente Dutra ganhará mais uma faculdade. O prefeito Juran Carvalho recebeu nesta sexta-feira (25) o jovem Paulo Marinho Junior, diretor geral da Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI), que veio escolher o terreno onde será levantado o polo da FAI no município.

A FAI é uma faculdade consolidada em Caxias recebendo alunos de todo estado, inclusive desta região e de estados vizinho. Hoje com oito cursos superiores como; Direito, Administração, Contabilidade, Normal Superior, Pedagogia, Odontologia e Arquitetura e cinco novos cursos que deverão ter inicio no próximo ano.

Segundo o diretor geral da FAI, Paulo Junior o inicio do funcionamento da Faculdade do Vale do Itapecuru em Presidente Dutra está previsto para 2018. 

Após mostrar competência durante coordenação de campanha Magno Melo será o próximo secretário de educação em Tuntum.

Antonio dos Reis, professora Socorro Campos e Magno Melo em recente evento da Escola Gilza Leda.
Em Tuntum poucas mudanças ocorrerão, a principal delas é o ex-vereador Magno Melo na Secretária Municipal de Educação.
Magno que foi eleito vereador em 2008, deverá assumir uma das pastas mais importante do município de Tuntum e lidera uma equipe que a mais de uma década caminha junta e com muito sucesso.
O próximo secretário de educação de Tuntum, é formado em Licenciatura em Geografia, atualmente cursa Direito terá a difícil missão de substituir um “Mito” na educação local, “grande” Antonio dos Reis, uma pessoa competente e querida por todos, porém Magno mostro uma competência exemplar durante a campanha na qual foi um dos coordenadores.
Com certeza o bom trabalho do professor Antonio dos Reis continuará com Magno Melo.

Biné Soares em momento de descontração.


Vereador eleito em Presidente Dutra, Biné Soares (PSD) na companhia do prefeito reeleito de Fernando Falcão Adailton Cavalcante (PDT) e do líder político Raimundo Manilico em confraternização na capital maranhense.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Prefeito Tema é recebido pelo secretário de segurança Jefferson Portela

O prefeito de Tuntum Dr. Tema esteve no dia de hoje (25) reunido com o secretário estadual de segurança publica Jefferson Portela. Durante a reunião foi tratado o assunto da doação do prédio da Delegacia de Policia Civil de Tuntum, no qual o governo irá demolir e construir uma nova. Ficou acertado também que Tuntum ira receber uma nova viatura, para ajudar no combate a criminalidade.

O secretário ficou de confirmar uma data para fazer uma visita a Tuntum. 

Junior Bilio representa Tuntum em confraternização de vereadores e vice-prefeitos do PSDB


O jovem vereador eleito Junior Bilio representou no dia de ontem (24) o Poder Legislativo de Tuntum em uma confraternização do PSDB em São Luis.
O presidente do PSDB e vice-governador Carlos Brandão recebeu Junior Bilio que esta acompanhado de sua esposa Luli Cruz.

Junior Bilio que é de tradicional família politica do Sertão, vai para o seu primeiro mandato, porem seu pai Josinaldo Bilio teve cinco mandatos de vereador e sua mãe Leda Bilio um mandato.



I Gincana das Ações e Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Tuntum

A Secretaria Municipal de Assistência Social, secretária Neide Cunha em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde, Conselho Tutelar e Conselho de Direito da Criança e do Adolescente, realizou ontem (24) I Gincana das Ações e Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - AEPETI. A mesma contou com a participação dos alunos da rede publica municipal de ensino e comunidade escolar dos povoados Javém, São Joaquim e Santa Rosa, coordenado pela assistente social Ladia Carvalho.







Polícia Civil prende família do tráfico em Barra do Corda

A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da 15ª delegacia Regional de Barra do Corda, coordenada pelo Delegado Renilto Ferreira e sua equipe de capturas prendeu na noite desta quarta-feira (23), no município de Barra do Corda em flagrante uma família inteira envolvida no crime de tráfico de drogas nessa cidade.
De acordo com a polícia foram presos a "vovó do tráfico", identificada por Sra. Maria Ester da Conceição, de 75 anos (já possui passagem por tráfico); sua filha Nádia da Conceição, 32 anos (já possui passagem por tráfico) e o marido desta e genro daquela, Frank Edson Costa da Silva, 33 anos (também com passagem por tráfico).
Segundo as investigações da Polícia Civil, todos os membros dessa família já foram presos por tráfico de drogas outras vezes e mesmo assim eram responsáveis por uma das maiores "bocas de fumo" do município de Barra do Borda. 
No momento da prisão, Frank foi flagrado cortando e embalando o entorpecente junto de sua sogra. Os dois tentaram esconder a droga, mas Nádia, que já sabia onde a droga ficava escondida, resolveu colaborar com a Polícia e facilitou encontrar a maior parte do entorpecente que já estava escondida em um saco de carvão.
Com a família foi encontrado mais de 100 "cabeças" de Crack pronto para comercialização, mais de mil reais em notas trocadas, a faca utilizada para cortar o entorpecente e o papel alumínio utilizado para embalar o mesmo.
A prisão ocorreu no Bairro Cai N'agua, por volta das 18hs. Todos responderam por tráfico de drogas e associação para o tráfico. 

Secretaria de Segurança Pública

Prefeito Juran visita Hospital Municipal Eligio Abath


O prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho visitou nesta sexta-feira (25) na companhia do secretário municipal de saúde Clailson Nascimento o Hospital Municipal Eligio Abath.
Durante a visita Juran esteve acompanhando os trabalhos na cozinha do hospital, onde no momento estavam preparando o almoço para os acompanhantes e funcionários. Juram e Claison ainda passaram pelas enfermarias, consultórios, lavanderia e sala de raio-x.
A pesar dos poucos recursos o Hospital Municipal Eligio Abath  além de Presidente Dutra recebe pacientes de vários outros lugares como; São José dos Basílios, Graça Aranha, Joselândia, Tuntum, Governador Luis Rocha e ate mesmos de outros estados como vimos hoje do Piauí.
O Hospital Municipal Eligio Abath realiza varias cirurgias como de hernia, vesícula, apendicite, parto, entre outras.












.

.