sábado, 20 de maio de 2017

Rodrigo Guará representa a UNDIME-MA em encontro com Bancada de Deputados Maranhenses em Brasilia.


Na última terça feira, o representante da UNDIME- MA  e atual vice-presidente UNDIME- Nordeste.  Rodrigo Guará  Nunes participou da reunião da bancada maranhense com os prefeitos.

Na sua fala Rodrigo fez algumas pontuações  que se destastacam como problemas graves no Municípios do Maranhão  foram:

A utilização  de todo o recurso do Fundeb apenas para pg da folha dos concursos,  assim ficando toda a rede de ensino sem apóio e  manutenção;

Falou também sobre o valor do aluno ano, onde hj está na média de 2875,00, porém conforme plano nacional de educação o mesmo era para está  na média de 5.000,00.

piso para magistério  40 horas é  de 2298,00 e hj a maioria dos municípios já pagam para cargo ria de 20 horas esse valor, desta forma inviabilizando a gestão.

O mec na criação do fundeb fez o cálculo de 25 alunos por professor em sala de aula e hoje a realidade maranhense tem a média de 15 alunos. Deixando o quando ainda mais grave.

Falou da preocupação  do valor da merenda escolar por aluno dia.
Onde hoje tem uma média de R $ 0,39 por aluno dia.

Também sobre o repasse do valor aluno dia para o transporte escolar.

Observou também que existe uma parceria entre a famem e a Undime - Ma.
 A undime funciona no prédio da Famem e lá existem técnicos para orientar os municípios  quanto aos programas federais, assim como simec..

Destacou a ótima apresentação do Prof. PAULO BUZAR, onde de mostrou de forma clara a realidade nos municípios  maramhenses.

Por fim destacou a atitude do Presidente Tema em realizar a reunião com a bancada dos deputados federais, assim dando a oportunidade de cada prefeito manifestar suas angústias e anseios.

Nenhum comentário:

.

.