sexta-feira, 23 de junho de 2017

Prefeito Moisés Ventura e secretário Adelmo Soares inauguram cisternas do Programa 2ª Água em Jenipapo dos Vieiras

O prefeito Moisés Ventura e o secretário de Estado da Agricultura Familiar Adelmo Soares inauguraram 17 cisternas na comunidade indigna Aldeia Guajajara Cajueiro Real, em Jenipapo dos Vieiras,  do Programa 2ª Água, do Governo do Estado, desenvolvido no Maranhão pelo Sistema da Agricultura Familiar, a partir do convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).


Foram também entregues na aldeia 68 quites alunos composto de cadernos, lápis, canetas, colas, tintas guaches, cartolinas e papeis e quites professor.  

As cisternas têm capacidade de armazenamento de 25 mil litros de água e são acompanhadas de arranjos produtivos, como galinheiros, pocilgas, hortas à escolha do produtor indígena, que vai auxiliar ainda mais na renda familiar.  O galpão de 40 m² é construído com madeira de reflorestamento, geralmente eucalipto certificada, e telhas sem amianto.

Ao todo serão construídas em Jenipapo dos Vieiras 170 cisternas beneficiando mais de 100 famílias indígenas, um investimento de mais de R$ 1,5 milhão, dando oportunidade para que os índios possam captar e armazenar água das chuvas e assim, além de consumirem a água, utilizá-la também para a produção agrícola no período da estiagem.


O cacique Slivestre Guajajara mostrou a importância das cisternas para as famílias indignas ao dizer  sem nenhuma saudade, que antes todos tinham que carregar cerca de 20 litros nos ombros para abastecer as ocas, e agora com o governador Flavio Dino  tudo melhorou, a água está a no máximo 10 m de casa.

O objetivo do prefeito Moisés Ventura é melhora o IDH em Jenipapo dos Vieiras, tirando o povo da situação de pobreza extrema. 

Alem do prefeito e do secretário de Estado esvão presentes superintendente de articulação politica Leocádio Cunha, Pedro Belo superintende de reordenamento agrário e desenvolvimento territorial, Miria Oliveira gestora da Agerp de Barra do Corda, Wagner Urbano gestor da Agerp de Presidente Dutra, os vereadores do município Osmar Ramos e Abidiel e as vereadoras Maria do Jó e Eliza. 





















Nenhum comentário:

.

.